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Porque mães não conseguem fazer cocô?

Veja dicas de alimentação que podem ajudar

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Redação Pais&Filhos

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Foto: iStock

O pós-parto de uma mulher é cheio de mudanças. Em conversas de mães de recém-nascidos não podem faltar alguns assuntos polêmicos, como: seios com leite vazando, cicatrizes de cesárea, estrias, o pavor em fazer sexo novamente… Mas existe um sintoma que não é discutido: o porquê das mães não conseguirem fazer cocô.

Para as mães que sentem isso, a dificuldade em ir ao banheiro começa ainda durante o período da gravidez, continua durante o nascimento, se arrasta pelo período de amamentação e continua incomodando até mesmo no momento em que você está prestes a ir ao banheiro.

Sabe o pior? As mães não procuram por ajuda. Um estudo canadense descobriu que 60% das mulheres passam por isso semanalmente e que 90% diz que isso acontece uma vez por mês. Se você passa por esse problema sabe como é fácil de fingir que não está acontecendo, ainda mais com todas as preocupações que uma mãe tem na cabeça.

Mas a preocupação não é só você não estar indo ao banheiro, mas também o constante desconforto abdominal. Você merece se sente melhor! E vem mais por aí, se você não trata essa constipação antes de engravidar novamente, pode virar uma doença crônica bem mais difícil de resolver.

Por isso, trouxemos algumas estratégias para melhorar o seu dia-a-dia que vão te ajudar a fazer cocô:

1. Se encha de fibras

Sim! A vovó estava certa! Você tem que comer os seus vegetais… Feijões, cereais, grãos integrais e frutas também ajudam muito. Uma pessoa normal precisa de 25 gramas de fibra diariamente.

2. Beba MUITA água

Ainda mais se você estiver amamentando! Você precisa de água para a comida conseguir ser digerida e eliminada do seu corpo, não apenas para a produção de leite. Se você não beber muita água os blocos de alimento ficarão presos e você não conseguirá ir ao banheiro. Além disso, se você aumentou seu consumo de fibras e não bebe água o suficiente pode ficar ainda mais constipada, com gases, inchaço e refluxo.

3. Se exercite

Pessoas sedentárias são mais constipadas. Nós sabemos que ser mãe demanda 24 horas do seu dia, mas você não precisa participar de uma maratona para ver os resultados. Pode ser empurrar o carrinho de seus filhos, um balanço ou fazer um simples alongamento.

4. Tenha uma rotina

O intestino grosso gosta de manter um horário certo para ir ao banheiro. Anote a hora que você costuma ir ao banheiro e faça um lanchinho em um horário próximo junto com um café ou chá. Não pode com cafeína? Fique tranquila, um copo de água morna ou chá herbal pode ser também efetivos. Se a manhã parece ser a hora certa para você, tente comer um lanche com bastante fibra antes de dormir, pode funcionar como mágica.

5. Respire fundo

Quando você estiver tentando fazer cocô, vá com calma. Respirar fundo introduz um gentil movimento que pode fazer o bloco intestinal descer e ajudar você redescobrir seus músculos pélvicos se você está com problemas em senti-los. Cantarolar baixo ou repetir algum mantra também ajuda algumas mulheres.

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