Saúde

Puberdade precoce: tire suas dúvidas e entenda como as mudanças podem afetar a vida da criança

Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e nosso megaconsultor, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Puberdade precoce é o início da amadurecimento sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos, nos meninos (Foto: iStock)

Médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len é nosso braço direito quando surge alguma dúvida sobre a saúde do seu filho. Assunto do mês: puberdade precoce.

A puberdade é conhecida pelo início do desenvolvimento das características puberais. Nas meninas, é marcada pelo aparecimento do broto mamário e dos pelos pubianos. E nos meninos, ocorre o aumento do tamanho dos testículos e do pênis e também o surgimento de pelos pubianos. Para este assunto específico, pedi ajuda da colega Marina Ybarra, endocrinologista pediátrica.

A puberdade é considerada precoce quando essas características aparecem antes dos oito anos de idade em meninas, e antes dos nove anos, em meninos. Ela pode ocorrer por diferentes motivos, desde simples e idiopáticos (não causados por nenhuma doença), aos mais graves, como tumores. 

O tratamento vai depender da causa, podendo ser desde um simples acompanhamento clínico ao uso de medicamentos injetáveis e até cirurgias. As causas mais graves, em geral, são frequentes quando os sintomas aparecem cedo, principalmente em meninos.

Nas últimas décadas, tem-se observado que a puberdade normal vem se iniciando cada vez mais cedo, principalmente em meninas. Ainda assim, quando isso ocorrer, é muito importante procurar um pediatra de confiança para investigar se existe alguma doença por trás desses sinais.

 

Minha filha começou a tomar medicamento para puberdade precoce aos 5 anos, porque tinha odor nas axilas, pelos pubianos e muita acne. Até que idade é necessário o uso de remédios?

Thais de Lima, mãe de Ana Clara

O tempo de uso de medicamentos pode variar de acordo com o tipo de remédio prescrito pelo pediatra e com o tipo de problema que essa medicação está tratando. Em geral, antes de suspender completamente o tratamento, além dos fatores médicos, é importante avaliar outros elementos, como por exemplo se a criança está com idade social adequada para o início da puberdade e também a sua estatura.

 

Quando as mudanças da puberdade aparecem precocemente, tem algum medicamento para adiar o processo?

Eline Lee, mãe de Eduardo

As mudanças são consideradas normais a partir dos 8 anos nas meninas e 9, nos meninos. Se por acaso as características aparecerem em crianças antes das idades mencionadas, é muito importante que os pais procurem um pediatra de confiança para tentar identificar a causa, que pode envolver alguns exames. Em alguns casos é necessário iniciar o uso de medicamentos, sim.

 

É normal uma criança de sete anos e meio apresentar pelos na axila? 

Raquel Moura, mãe de Isabela 

Em geral, nesta idade, os pelos aparecem ainda de forma leve, sendo  nos, mais claros e em pequena quantidade. O odor costuma aparecer após atividade física. Mas se a criança apresentar pelos axilares em grande quantidade, grossos e escurecidos, ou que estejam acompanhados das outras características mencionadas no texto, é importante que os pais procurem um pediatra de confiança para fazer melhor avaliação. 

Leia também:

Puberdade precoce: conheça os sintomas, tratamentos e impacto na vida do seu filho

Puberdade precoce: saiba como identificar e tratar

Tire suas dúvidas! Dr Claudio responde 4 perguntas sobre catapora