Criança

Saiba o que fazer se o seu filho esconde comida e está sempre com fome

Encontrou um esconderijo de biscoitos e doces pela casa? Calma, está tudo bem! Veja quatro dicas do que fazer nesse momento

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Encontrar um depósito de doces debaixo da cama do filho pode assustar, mas procure não demonstrar isso (Foto: Getty Images)

Longe de ser uma situação agradável, o que fazer quando, sem querer, você descobre que o seu filho está pegando comidas do armário da cozinha para esconder? Nesse momento, você pode estar preocupada com a desonestidade dele, mas também com a relação que ele está construindo com a alimentação. Como lidar com isso?

  1. Fique calma

Encontrar um depósito de doces debaixo da cama do filho pode assustar, mas procure não demonstrar isso. A última coisa que você quer é que o seu filho passe a associar a comida ao sentimento de vergonha. E lembre-se: a comida nunca pode ser uma forma de punição.

Em vez disso, faça com que ele fique sabendo que você encontrou o esconderijo. Mostre também que quer conversar sobre isso para que ele não sinta que precisa esconder as comidas ou comer em segredo.  Dê a chance para o seu filho para falar com honestidade, sem julgamentos ou interrupções, sobre o que ele fez.

  1. Inclua os doces no cardápio

Algumas crianças roubam ou escondem alimentos que geralmente não fazem parte da rotina de refeições em casa. Ellyn Satter é especialista em alimentação e defende que alimentos como batatas fritas e doces sejam incluídos no cardápio semanal.

Uma técnica que pode funcionar é oferecer como sobremesa no jantar. Ela também dá a dica de incluir a comida favorita da criança em lanchinhos à tarde. Nessa hora, pode deixar a criança comer a vontade. Pode até parecer arriscado fazer isso, mas, acredite, dá certo!

Ela também dá a dica de incluir a comida favorita da criança em lanchinhos à tarde (Foto: Getty Images)

  1. Repense as suas próprias atitudes

Alguns pais vivem controlando a quantidade de doces que a criança come todos os dias. Nós sabemos: a tentativa é a de criar hábitos alimentares saudáveis. Mas nem sempre as boas intenções prevalecem. Pesquisas já mostraram que proibir certos alimentos faz com que as crianças queriam comer ainda mais ou comam muito quando têm a oportunidade.

Você proíbe seu filho de comer, monitorando também a quantidade de comida? Você classifica alguns alimentos como “ruins” ou “não saudáveis”? Então seu filho pode estar vivendo num dilema entre te agradar e comer esses alimentos que ele tanto gosta.

Seu filho pode estar vivendo num dilema entre te agradar e comer esses alimentos que ele tanto gosta (Foto: Getty Images)

  1. Crie um espaço seguro

Outro aspecto que pode influenciar é que o seu filho esteja escondendo comida porque está preocupado que o irmão ou a irmã saia em vantagem e consiga mais comida do que ele. A competição entre irmãos pode ser intensa quando o assunto é a comida. Por isso, deixe claro que a criança não precisa ser desonesta para conseguir receber uma parte justa. Para cada filho, divida a comida em potes com a mesma quantidade, criando a ideia de partilha e de respeito à comida do outro.

Leia também:

Seu filho tem fome oculta? Entenda o que é e como evitar

Seu filho está sempre com fome? Nós temos as respostas!

Bebê pequeno, fome gigante