Gravidez

Selfie da cesárea? Médicos fazem alerta sobre nova tendência que coloca a vida das mães em perigo

Os casos estão acontecendo no Reino Unido

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Mães estão compartilhando suas cicatrizes de cesárea antes de tirar os curativos (Foto: Shutterstock)

No Reino Unido, existe uma nova “onda” entre as mães que fazem parto cesárea. Elas estão tirando selfies sem os curativos das cicatrizes para postar nas redes sociais. De acordo com o Daily Mail, essas mães estão fazendo isso para compartilhar suas experiências com esse tipo de parto. Porém, a equipe de enfermeiras do NHS University Hospitals está preocupada com a quantidade de mulheres que fazem isso.

Essa é uma das fotos postadas (Foto: Reprodução / Instagram @expectingandempowered)

Cerca de um quarto dos partos no Reino Unido são cesárea, o procedimento é usado para emergências ou por escolha dos médicos e da mãe. “Estamos ficando cada vez mais preocupadas com o número de mulheres que estão removendo seus curativos para que possam tirar fotos e postá-las no Facebook”, diz Melanie Lee, coordenadora do grupo.

“Tirar os curativos antes da hora aumenta o risco da ferida ser infectada e pode causar risco de vida“, ela contou. Mulheres que acabaram de dar à luz e fizeram a cirurgia correm maiores riscos de desenvolverem uma infecção. “É essencial que as feridas permaneçam cobertas até que um profissional de saúde diga que é seguro remover os curativos”.

Consequências
Melanie diz que, caso as feridas de cesariana das mulheres forem infectadas, elas podem desenvolver sépsis, uma perigosa reação do sistema imunológico. Os sintomas da sepse incluem sensação de frio ou calor excessivo, cansaço, falta de ar e vômitos.

De acordo com o Daily Mail, a sepse ocorre quando o corpo reage a uma infecção, atacando seus próprios órgãos e tecidos. O tratamento pode variar dependendo do local da infecção, mas envolve antibióticos, fluidos IV e oxigênio, se necessário. A coordenadora ainda acrescenta que, qualquer mulher que esteja preocupada com a ferida após fazer a cesárea, deve falar com o médico sobre isso.

Leia também:

Foto mostra mãe segurando intestino fora do corpo depois que a cicatriz da cesárea rompeu

Mãe e filha passam pela mesma cirurgia e compartilham cicatrizes idênticas: “Me senti inspirada”

Foto do filho ao lado da cicatriz do parto da mãe viraliza na web