Saúde

Tire suas dúvidas sobre doenças respiratórias e aprenda a forma certa de cuidar do nariz de toda família

Na época mais fria do ano, as doenças respiratórias, principalmente as transmitidas por vírus e alergias, aparecem com mais frequência

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

Todos os dias, você toma banho, escova os dentes e lava as mãos. Mas já parou para pensar na limpeza do seu nariz? Assim como as outras partes do seu corpo, é muito importante cuidar do nariz! Não só durante o inverno, mas em todas as estações do ano,limpar e hidratar o nariz é essencial para a saúde. Além de manter a criança longe das doenças respiratórias há vários outros benefícios para o desenvolvimento do seu filho. O nariz filtra todo o ar que respiramos, portanto é responsável pela defesa e prevenção de doenças respiratórias. E a limpeza remove as impurezas do nariz, enquanto a hidratação umidifica a mucosa.

Para ajudar sua família a se manter saudável e segura na época mais fria do ano, a Pais&Filhos se juntou com a Libbs para o Encontro Família Respira. No dia 18 de junho, no Espaço Tragaluz, em São Paulo, Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, comandou o bate-papo com a otorrinolaringologista Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lúcia, sobre dicas para manter a família protegida das doenças respiratórias e como conseguir incluir o hábito da limpeza e hidratação do nariz no dia a dia. “A principal porta de entrada dos agentes infecciosos é o nariz. Quando fazemos a limpeza, aliada à hidratação, o soro remove esses agentes de maneira mecânica e reduz o tempo de contato dos agressores com a mucosa nasal”, explica a especialista.

Com o tempo seco, as doenças respiratórias, principalmente as transmitidas por vírus e alergias, aparecem com mais frequência. Mas você já se perguntou o porquê disso acontecer? “Nessa época, as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados, fecham as janelas e ficam mais juntas, principalmente as crianças. Esse contato interpessoal acaba facilitando a transmissão e propagação de vírus e bactérias que podem provocar gripe e resfriados, já que quanto mais gente doente, mais eles circulam”, conta Dra. Maura.

Para passar bem longe das doenças comuns do inverno, ela recomenda atitudes que fazem toda a diferença: vacina, alimentação saudável, lavar as mãos, limpeza e hidratação nasal diária. “A lavagem nasal tem comprovação científica para a prevenção das doenças respiratórias. É um excelente preventivo, e não um medicamento. Então é um hábito que deve ser incorporado na rotina da família: precisamos lavar o nariz ao mínimo duas vezes ao dia, de manhã e pela noite”. Dra. Maura também esclarece que o hábito ajuda os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui a ocorrência de infecções e crises de alergia.

(Foto: Getty Images)

Pode fazer sem medo

É normal ter aflição ou medo de machucar nas primeiras vezes que você fizer a limpeza nasal com seu filho, principalmente se ele for bebê. Mas basta seguir alguns cuidados para que esse hábito dê certo e entre de vez na rotina da sua família. “Para cada faixa etária e momento, existe um método que vai se encaixar melhor para a criança e a rotina da família, que não seja penoso para o bebê e que os pais consigam fazer de forma adequada”, explica Maura.

Como o nariz produz secreção e o bebê não consegue assoar ou fungar sozinho, a limpeza nasal é muito importante. “A respiração nasal do bebê é preferencial até 2 meses de idade. Isso significa que ele não está treinado para abrir a boca automaticamente, então precisa respirar pelo nariz. Se não estiver respirando normalmente, o bebê não consegue mamar ou dormir bem – simplesmente porque o nariz está entupido”, explica. A limpeza pode ser feita desde o primeiro dia de vida do bebê, atualmente existem diversos métodos: entre eles, alguns que possuem a esterilidade da solução trazendo maior segurança para os pacientes, caso dos sprays e do aerossol. Uma alternativa para evitar o medo do bebê se afogar com a limpeza nasal é usar o Salsep 360 — ele é o único spray com aplicação 360º do mercado, o que permite a aplicação em qualquer posição, trazendo mais conforto para o bebê e mais tranquilidade para as mães.

Para conferir o bate-papo completo com a Dra. Maura Neves e saber mais dicas para você transformar em hábitos com a sua família, assista à live do Encontro Família Respira!

Leia também:

7 cuidados com bebês no inverno para deixar seu filho longe das doenças respiratórias

10 doenças típicas no outono e inverno: conheça os principais sintomas

10 dicas para evitar as doenças de outono e inverno (e manter sua família protegida)