Família

9 tarefas que você pode delegar

9-dicas-delegar

Publicado em 31/03/2015, às 14h29 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


9-dicas-delegar

Mãe que é mãe está sempre cheia de coisas pra fazer e com pouquíssimo tempo pra dar conta de tudo. No meio dessa confusão, uma ajuda sempre vai bem – seja dos avós, das tias, do marido, da babá ou até do filho mais velho. Mas calma lá. Ninguém aqui está propondo delegar a criação ou a educação dos filhos à outra pessoa. A ideia é apenas delegar algumas tarefas pra tornar seu dia a dia menos turbulento e mais organizado. Veja 9 sugestões de coisas que você pode pedir pra alguém fazer:

1-      Transporte escolar

Levar as crianças pra escola é quase um ritual. É a hora em que a gente conversa com os filhos, pergunta como vão as aulas e tenta descobrir uma ou outra novidade deles. Mas a verdade é que, às vezes, delegar parte dessa tarefa pode te poupar um bom tempo. Por exemplo, se tem transporte de volta da escola e você sabe que pode confiar, por que não? Uma opção é continuar levando e contratar o serviço apenas na volta ou vice-versa. Fazer um rodízio com os pais dos colegas de escola também costuma funcionar bem.

2-      Um dia com os avós

Quem tem os avós por perto sabe o quanto a ajuda deles é valiosa. Não só porque a presença deles é superimportante na vida das crianças, mas também porque geralmente estão dispostos (e ansiosos) para dar uma mãozinha. E mãe que é mãe não dispensa ajuda. Então, que tal se o seu ficar na casa da avó uma vez por semana? Pode ser o dia que você vai separar pra dar uma geral na casa ou fazer alguma coisa na rua, por exemplo.

3-      Carona para os cursos

Levar e buscar as crianças de atividades fora do colégio também pode sair da sua lista de tarefas – pelo menos uma vez por semana. Combinar um rodízio de caronas com os pais dos amigos do judô ou da natação pode ser uma boa. A gente sabe que vida de mãe é uma loucura e cada tempinho livre é mais do que precioso. Pedir para os avós (olha eles aí de novo!) também é uma saída. E vamos combinar? Eles babam vendo o talento das crianças na aula de música.

4-      Brincadeira entre irmãos

Nada melhor do que incentivar as próprias crianças a se entreter, a brincar juntas. Você não precisa ficar com elas o tempo todo temendo que ponham fogo na casa. Crie alguma brincadeira que envolva concentração e trabalho de equipe. Se os filhos têm bastante diferença de idade, delegue ao mais velho a função de “cuidar” do menor. Com certeza isso vai tornar tudo mais fácil.

5-   Tarefa da escola

A gente sabe que tem pai que faz de tudo – dá comida, dá banho, troca fralda… Mas se esse não é o caso da sua família, comece a pedir ajuda! Se nas tarefas de “colocar a mão da massa” ele ainda não vai muito bem, ajudar na lição de casa pode ser um ótimo começo. O importante aqui é tentar não ficar incomodada pelo fato de as coisas não serem feitas do seu jeito. O diferente não significa errado, ok?

6-      Um dia com tios e primos

Sabe aquele desenho incrível que está no cinema? Ou então aquele parque divertidíssimo que acabou de abrir? Talvez você não esteja com tempo e nem com pique pra levar os filhos, mas sua irmã já programou tudo em detalhes com os seus sobrinhos e… Bom, na farra sempre cabe mais um. Delegar aos tios ou padrinhos um dia de diversão fora de casa é uma boa pra te dar um tempinho a sós com o marido ou aquele descanso merecido.

7-      Na hora de dormir

Essa é outra tarefa perfeita para os maridos que ainda não ajudam tanto na rotina de casa. Naquela hora em que você já está exausta, nada como ter alguém pra mandar as crianças pra cama, contar histórias e colocá-las pra dormir com todo o carinho.

8-      Auxílio nas tarefas básicas

Nem todo mundo tem ajuda de alguém em casa – como uma babá ou uma empregada doméstica – mas muitas vezes vale a pena o investimento, pelo menos uma ou duas vezes por semana, para dar uma mão com as refeições e até deixar algumas coisas congeladas para o almoço e o jantar. Fora isso, dá pra ajudar em coisas básicas do dia a dia, como dar o lanche da tarde para as crianças. A ideia não é passar a função de mãe pra ninguém, mas se você tem essa ajuda extra, aproveite!

9 – Refeições

Falando em almoço e jantar, existem algumas empresas que oferecem alimentos congelados caseiros e saudáveis. É mais caro do que preparar a comida todos os dias, mas costuma ser mais barato do que comer fora. Vale a pena fazer algumas encomendas e guardar no freezer para aqueles dias em que você precisar descansar um pouco. Em São Paulo, algumas opções bacanas são: Trivial, Bocadinho e Light&Joy.


Palavras-chave
Mãe Também é Gente

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Imagem Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bebês

Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar