Pais e Filhos TV

Séries e reportagens para ajudar a mãe, o pai e toda a família que, assim como nós, acreditam que é possível criar famílias felizes

Novo vídeo toda quinta-feira, às 12h

Inscreva-se Baixe o APP

5 dicas de ouro para facilitar o desfralde

Conforme a criança cresce, ela descobre o próprio corpo e passa a ser mais independente. O desfralde é uma fase importante para isso acontecer e, por ser uma grande mudança, deve ser introduzida aos poucos no dia a dia da criança. Um dia seu filho vai sair da fralda e usar direitinho o banheiro, mas tudo tem seu tempo certo.

Não existe uma idade precisa para fazer essa passagem, mas os especialistas afirmam que antes de 1 ano e meio a criança não tem maturidade pra encarar essa mudança: o período natural do desfralde do bebê é entre 18 meses a 4 anos.

De olho nos sinais
Quando chegar o momento mais adequado, seu filho vai dar sinais – então preste bastante atenção neles. Por exemplo, ele vai começar a avisar quando fez xixi ou cocô ou se mostrar incomodado com a fralda suja. Aí, sim, você deve começar o treinamento, que pode levar de quatro a cinco meses. Portanto, nada de pressa! Comece perguntando com frequência se ele está com vontade, reforce que ele avise sempre que quiser fazer e então comece a levá-lo ao banheiro. O processo leva tempo mesmo e exige paciência

Dê apoio e mostre que é uma fase importante
O processo do desfralde é o momento em que seu filho percebe que não é mais um bebê.
Dependendo de como esse momento é entendido, isso pode ser muito angustiante para ele. Por isso, é importante que todos sintam o desfralde como algo bom e mostrem para a criança que é um crescimento.

Hora certa
Especialistas defendem que o ideal é começar o desfralde diurno e depois fazer o noturno. Isso porque o organismo da criança pode ter dificuldade de segurar o xixi durante as fases do sono profundo. Depois que o seu filho estiver ficando sem fraldas o dia inteiro, você pode começar a pensar em tirar a fralda noturna.

Encare com naturalidade
É fundamental que a criança perceba que fazer suas necessidades no banheiro é importante. Por isso, seja exemplo e encare o fato com naturalidade. Além disso, a criatividade pode ser uma aliada em alguns momentos, como na hora de dar a descarga, em que barulho pode assustar a criança.

Converse com o pediatra
Transforme essa fase um momento tranquilo. É importante a conversa com o pediatra sobre
este momento, já que ele pode dar dicas e orientações por conhecer bem você e seu filho.
.
.
.
Acompanhe a Pais&Filhos outras redes sociais:

Veja mais em
http://www.paisefilhos.uol.com.br

Inscreva-se no canal da Pais&Filhos no YouTube e NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR AS NOTIFICAÇÕES PARA RECEBER OS NOVOS VÍDEOS:
http://www.youtube.com/paisefilhostv

Curta a página da Pais&Filhos no Facebook:
https://www.facebook.com/paisefilhos

Siga o perfil oficial no Instagram:
https://www.instagram.com/paisefilhosoficial/

// Juntos é possível formar famílias mais felizes!

Vídeos Relacionados