Pais e Filhos TV

Séries e reportagens para ajudar a mãe, o pai e toda a família que, assim como nós, acreditam que é possível criar famílias felizes

Novo vídeo toda quinta-feira, às 12h

Inscreva-se Baixe o APP

5 dicas para você motivar seu filho

Existem maneiras de transformar seu filho em uma criança mais motivada - e não pense que isso é uma tarefa difícil. Para colocar em prática, vamos te dar cinco dicas simples.

1. Sem recompensas
Oferecer recompensas para que seu filho realize tarefas diárias ou se comporte bem pode ajudar naquele momento do desespero, mas a longo prazo vira um problema se a criança deixa de fazer coisas básicas e que são da responsabilidade dela por esperar algo em troca. A solução é encorajar seu filho a se sentir bem com o que ele faz, por ter aprendido algo novo ou por ter feito um trabalho bem feito.
2. Conversar é a saída
Converse mais com seu filho e mostre para ele qual é o sentido das tarefas e deveres. Assim ele consegue entender melhor porque é tão importante ser responsável. A dica para isso acontecer é evitar falar “deve” e “tem que”, já que esses termos criam um senso de obrigação e não ajudam a trazer significado.

3. Cada um tem seu jeito
A maioria das crianças gosta de cumprir tarefas que ajudam na rotina de casa, mas perdem o interesse quando os pais pedem que seja as coisas sejam feitas de maneira rápida ou sem erros. Por exemplo: se ele começou a arrumar a cama sem que você peça, não foque atenção no edredom que ficou torto, mas diga que ele começou fazendo um bom trabalho.

4. Tenha compreensão
Não puna seu filho caso ele não consiga cumprir uma tarefa de primeira. Se ele sente que não é capaz de fazer algo, converse com ele para entender o que está acontecendo e o que causa essa sensação.

5. Dê o exemplo
Essa dica é simples e bastante intuitiva. Se você não quer seus filhos brigando entre si, seja o exemplo, tente resolver suas desavenças de maneira pacífica e tranquila. Para ajudar a criança a lembrar das boas maneiras, use sempre “por favor” e “obrigado”. Afinal você é o maior modelo para seu filho.
.
.
.
Acompanhe a Pais&Filhos outras redes sociais:

Veja mais em
http://www.paisefilhos.uol.com.br

Inscreva-se no canal da Pais&Filhos no YouTube e NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR AS NOTIFICAÇÕES PARA RECEBER OS NOVOS VÍDEOS:
http://www.youtube.com/paisefilhostv

Curta a página da Pais&Filhos no Facebook:
https://www.facebook.com/paisefilhos

Siga o perfil oficial no Instagram:
https://www.instagram.com/paisefilhosoficial/

// Juntos é possível formar famílias mais felizes!

Vídeos Relacionados