Bebês

Pega correta: 4 coisas que você precisa saber antes de amamentar

iStock
iStock

Publicado em 01/08/2018, às 15h36 - Atualizado em 02/08/2018, às 15h13 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


Demos o start na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai até o dia 07 de agosto. Em 2017 o Brasil nomeou este mês como “agosto dourado” para celebrar o leite materno como alimento de ouro para a saúde das crianças. A gente sabe da importância da amamentação para o bebê e por isso a mãe estar preparada psicológica e fisicamente para esse momento faz toda a diferença. Durante essa semana vamos produzir matérias para tirar todas as suas dúvidas sobre essa fase e primeira delas é a pega correta.

Que dúvida! Qual é o jeito certo de colocar o peito na boca do bebê sem machucar ou entrar ar durante a mamada. De acordo com o doutor Corintio Mariani Neto, ginecologista e obstetra, presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo e diretor técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, pai de Adriana, Renata e Cassio e avô de Pedro Henrique, Alexandre e Felipe, além da pega, para a amamentação ser um sucesso precisamos voltar no primeiro passo.

1 Conforto faz diferença

“A mãe precisa em uma posição confortável para que em 10 minutos não comece a dar câimbra no braço”, explica Corintio. Se isso acontecer será ruim para você e para a criança. Na poltrona, na cama, ou até mesmo em pé, antes de iniciar a amamentação verifique o conforto e uma maneira que seu corpo não canse de ficar segurando o seu filho.

2 Barriga com barriga

Nada de ficar testando posições diferentes com a criança. O jeito certo é ela ficar de frente para você, literalmente barriga com barriga. “Facilita a sucção“, explica o especialista.

3 Não é só o bico

Essa talvez seja a maior dúvida das mães antes de começar a amamentar. “A pega correta é quando a criança abocanha a aréola e não o mamilo”, aconselha Corintio. O doutor deu mais uma dica, para saber se você está fazendo certo, a parte da aréola quase não aparece quando seu filho está mamando do jeito certo. Caso contrário pode machucar e doer muito durante o processo de sucção.

4 Não interrompa seu filho

“Um erro frequente é a mãe interromper a mamada para oferecer o outro lado. Não faça isso!”, comenta o obstetra. Principalmente nos primeiros meses de vida a criança deve mamar em “livre demanda” (sem horário fixo). Sempre que ela quiser ofereça o peito e deixe que seu filho mame até ficar satisfeito. Segundo o doutor, isso faz toda a diferença porque no começo da mamada o leite é mais aguado, justamente para matar a sede do bebê, e no final é mais gorduroso e consistente, por causa dos nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança. “É no final que ele se satisfaz”.

Leia também:

Amamentação cruzada, não!!! Entenda o porquê

Saiba quando a prótese de silicone atrapalha a amamentação

Como é amamentar ao redor mundo


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura