Dermatite em bebês: 7 cuidados para proteger a pele do seu filho e driblar o problema

As dermatites podem ser um incômodo e tanto, mas a boa notícia é que dá para prevenir que ela aconteça. Veja alguns cuidados para colocar em prática e proteger a pele do bebê

Você sabia que a dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia na pele? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela atinge 7% da população e é desenvolvida ainda na infância. No entanto, também existem outras condições, como a dermatite de fralda, que são as assaduras, e podem ser classificadas como um grau primário de dermatite de contato.

-Publicidade-

Desde cedo, cuidar da pele do bebê é superimportante e deve ser um hábito indispensável na rotina da família. A boa notícia é que, na maioria das vezes, as doenças de pele não costumam ser tão preocupantes, mas devem ser acompanhadas e tratadas o quanto antes. Entenda como as principais dermatites funcionam e algumas dicas para evitar esse desconforto.

As dermatites merecem atenção e a boa notícia é que dá para driblar o problema! (Foto: Shutterstock)

O que é dermatite atópica?

É uma doença crônica e não contagiosa, que deixa a pele inflamada e seca. Como principal sintoma, os pais podem notar a coceira. Geralmente, a condição aparece nos primeiros anos de vida e com mais frequência nas famílias que possuem asma, rinite ou a própria doença.

O que é dermatite de contato?

Também conhecida como eczema, a dermatite de contato é uma inflamação da pele que ocorre quando entramos em contato com uma substância que causa irritação ou alergia. Os sintomas costumam ser relacionados a lesões vermelhas ou bolhas acompanhadas de ardência e queimação. Em uma fase mais evoluída, o problema pode apresentar crostas ou saída de secreção.

O que é dermatite de fralda?

São as famosas assaduras e costumam ser o problema mais comum nos bebês. Ela acontece pelo contato com substâncias existentes na urina e nas fezes. Apesar de ser mais simples, pode trazer muito desconforto para o seu filho, atrapalhando até mesmo o sono. Geralmente, ela costuma arder e causar vermelhidão, contudo, em casos mais extremos pode descamar e até mesmo sangrar.

Como proteger a pele do bebê das dermatites

Nada de banhos longos: durante a higiene do bebê, a água não pode estar quente demais e o processo deve durar entre 5 e 10 minutos para não causar irritações na pele.

Não esfregue tanto a pele: ainda na hora do banho, todo o processo de higiene importa e deve ser feito com cuidado. Por isso, não esfregue muito a pele do bebê, pois isso pode diminuir a camada de proteção natural. Isso também vale na hora de secar! Opte sempre por toalhas macias.

Amamentação também é um cuidado: esse hábito ajuda (e muito!) a proteger a pele do bebê da dermatite atópica. Além de todos os benefícios nutricionais, age de forma protetora e auxilia no desenvolvimento da imunidade. Neste momento especial, mãe e filho também fortalecem os vínculos!

Invista em protetor solar e repelente: apesar de serem fundamentais para proteger o bebê, vale lembrar que ambos devem ser usados a partir dos seis meses de idade! Antes disso, a pele ainda não está pronta para receber os ingredientes desses produtos.

Não esqueça do hidratante: após o banho, a hidratação é fundamental para evitar a perda de água e o ressecamento. Dessa maneira, seu filho fica com a pele ainda mais protegida!

Troque a fralda do bebê várias vezes ao dia: quando a criança fica em contato com o xixi ou cocô, algumas substâncias podem fazer as assaduras aparecerem. Por isso, é muito importante realizar a troca de fraldas, pelo menos, oito vezes ao dia para garantir que o bebê fique sequinho e protegido.

Use apenas produtos de qualidade: a pele do bebê já é mais sensível por natureza, por isso, escolha sempre itens de higiene adequados para o seu filho. Evite produtos que tenham corantes, parabenos, cheiros fortes, álcool e ingredientes de origem animal.

Produtos para cuidar da pele do bebê e evitar dermatites

Com a grande variedade de produtos para o bebê, encontrar os melhores itens de higiene nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, fizemos uma lista com itens indispensáveis e que valem o investimento. Olha só:

Loção Hidratante Dermocalmante

Os hidratantes da Granado podem ser encontrados em quatro aromas diferentes: camomila, erva-doce, tradicional e lavanda! Eles possuem alto poder nutritivo e são enriquecidos com manteiga de karité, PCA-NA, óleo de girassol e cera vegetal de candelila. Feito especialmente para a pele sensível do bebê, a família pode ficar despreocupada. Toda a linha é formulada sem parabenos, corantes ou ingredientes de origem animal e possuem toque suave e ótima absorção.

Loção Hidratante Dermocalmante (Foto: Divulgação)

Repelente Longa Duração Bebê Peles Sensíveis

Como uma alternativa mais natural, o repelente da Granado pode ser usado a partir dos seis meses de idade! Com a composição de 25% de icaridina, ele garante 100% de eficácia e protege por até oito horas. Vale lembrar ainda que o repelente é hipoalergênico e, claro, dermatologicamente testado. Além de ser recomendado para mosquitos e insetos comuns, possui ação comprovada contra o Aedes aegypti, que causa doenças como febre amarela, dengue e chikungunya, tendo uma ação de até seis horas.

Repelente Longa Duração Bebê Peles Sensíveis (Foto: Divulgação)

Como uma alternativa mais natural, o repelente da Granado pode ser usado a partir dos seis meses de idade! Com a composição de 25% de icaridina, ele garante 100% de eficácia e protege por até oito horas. Vale lembrar ainda que o repelente é hipoalergênico e, claro, dermatologicamente testado. Além de ser recomendado para mosquitos e insetos comuns, possui ação comprovada contra o Aedes aegypti, que causa doenças como febre amarela, dengue e chikungunya, tendo uma ação de até seis horas.

Talco em Gel

Ele pode ser usado por todo o corpo, garantindo que a pele do bebê fique seca e protegida. Além de prevenir e aliviar coceiras, brotoejas e assaduras, oferece conforto imediato. É formulado com ceramidas, alantoína, D-pantenol, squalane, óxido de zinco e proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, pensados exclusivamente para o recém-nascido. É dermatologicamente testado, livre de parabenos, corantes, perfume, óleo mineral, silicones, álcool etílico e ingredientes de origem animal.

Talco em Gel (Foto: Divulgação)

Água de Limpeza

A água de limpeza da Granado limpa, acalma e refresca o rosto e o corpo do bebê. Com fórmula enriquecida com bisabolol e complexo de 11 aminoácidos, foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades de peles sensíveis, inclusive de recém-nascidos. Tem embalagem prática com válvula pump e trava para não vazar. Também é livre de parabenos, corantes, perfume, álcool etílico e ingredientes de origem animal.

Água de Limpeza (Foto: Divulgação)

Creme contra Assaduras

O creme contra assaduras da Granado previne as assaduras e repara a pele do bebê, trazendo alívio rápido e conforto imediato. O produto tem toque seco, com boa espalhabilidade e é fácil de remover. Formulado com 40% óxido de zinco, oferece uma potente ação secativa. Também é enriquecido com D-pantenol, alantoína, óleo de amêndoa doce, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce e vitamina E. Ele é ideal para o recém-nascido e atende às necessidades das peles mais sensíveis. É livre de parabenos, corantes, perfume e ingredientes de origem animal.

Creme contra Assaduras (Foto: Divulgação)