Bebês

Hora de comer! Veja quais alimentos dar ao seu filho antes do 1º ano

Separamos 10 alimentos para isso!

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

happy-baby-eating-himself-picture-id669694964

(Foto: iStock)

Quanto mais frutas e verduras um bebê come antes do seu primeiro ano, maior a probabilidade de ingerir uma variedade de produtos quando tiver seis anos. E quando se trata de alimentos alergênicos como amendoim e ovos, os pediatras também recomendam oferecê-los ao bebê antes dos 12 meses.

Na hora de introduzir os alimentos sólidos, ofereça ao seu bebê apenas um novo alimento a cada três dias e observe atentamente os sinais de reação alérgica. Separamos algumas opções para você dar para o seu filho antes do 1º ano.

Morangos 

Sirva frutas pequenas ou picadas como salgadinhos, ou misture-as no liquidificador para obter um purê delicioso que é tão bom em torradas quanto como uma “sopa gelada”.

Salmão 

Os cérebros em desenvolvimento dos bebês anseiam por DHA, um ácido graxo ômega-3 que é presente no salmão. Então, tente dar o peixe pelo menos uma vez por semana para seu bebê. Amasse um pouco quando estiver cozido e polvilhe em um puré.

Amendoim 

Um recente estudo mostrou que alimentar amendoins a bebês – mesmo aqueles com alto risco de alergias – antes do primeiro ano pode realmente prevenir alergias ao amendoim. Nunca dê ao seu bebê amendoins inteiros ou uma colher com manteiga de amendoim – pois corre o risco de asfixia. Em vez disso, espalhe um pouco de manteiga de amendoim em torradas. Comece com amendoim e depois que seu bebê tiver experimentado e tolerado, tente outros alimentos mais tradicionais e sempre consulte seu pediatra se tiver alguma dúvida ou preocupação.

Cebola e alho 

Inclua pequenas quantidades de cebola, alho-poró, cebolinha e alho na dieta do seu bebê. Quando cozidos, estes estimulantes de sabor conferem uma qualidade suave e saborosa às refeições.

Espinafre e folhas verdes 

A maioria dos bebês está aberta a experimentar novos alimentos. Às vezes eles fazem uma cara engraçada, ou até mesmo recusam um novo alimento uma ou duas vezes. Mas não desista, especialmente quando se trata de verduras, é só deixar o bebê se acostumar com o gosto.

Carne 

A carne é rica em proteína e zinco, então, é um alimento ideal no início.

Grãos integrais

Cereais feitos de aveia, quinoa, arroz integral ou outros grãos integrais. Essas escolhas geralmente têm mais fibras e, muitas vezes, mais sabor.

Abóbora  

Purê de abóbora é um clássico de comida para bebê por um bom motivo: o sabor é doce, então geralmente é um sucesso instantâneo com os pequenos. A vantagem é de que é cheio de vitamina A.

Ovos  

Os ovos são um dos alimentos que os pediatras costumavam recomendar para esperar, mas não mais. Com seis gramas de proteína por ovo, além de gorduras saudáveis e colina para a saúde dos olhos, eles são um alimento quase perfeito.

Lentilhas

Quando pensamos em boas fontes de ferro, nossas mentes geralmente pensam em carne, mas você sabia que as lentilhas estão cheias de nutrientes? Uma boa opção é fazer um delicioso purê.

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não