Boa Notícia

Chance de um futuro melhor: mochilas geram luz para crianças pobres estudarem

Além de diminuírem o desperdício de plástico!

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

mochila_energiasolar

(Foto: Divulgação do Facebook da Rethaka Foundation)

Uma pequena atitude pode influenciar a vida de muitas pessoas. É o caso de uma mochila especial chamada ‘Repurpose Bag’ que foi criada pelo projeto da Fundação Rethaka para possibilitar que crianças na África do Sul consigam estudar.

Mas como uma mochila pode fazer isso? Além de ser impermeável, ela é movida a luz solar, assim, durante a caminhada – que é longa – dos alunos até a escola, esses painéis são carregados. Ao retornarem, as crianças podem usar essa mochila como forma de iluminação nas ruas e, até mesmo, para estudarem em casa, já que muitas não têm energia elétrica.

Elas são feitas em sacos velhos de plástico e painéis de PVC, o que junta o útil ao agradável, diminuindo o desperdício de plástico e capacitando crianças a realizar seus sonhos. Para iluminar, o dispositivo é encaixado e rosqueado em um tipo de pote.

Esse é um projeto de longo prazo, que influencia a educação e gera um impacto de longo alcance para essas comunidades. Além disso, as crianças não precisam recorrer aos caros e cancerígenos lampiões de querosene.

Leia mais:

Educação ao redor do mundo

Você está terceirizando a educação do seu filho?

A escola tem papel fundamental na educação alimentar da criança