Volta às aulas: o que não pode faltar na lancheira do seu filho?

Separamos algumas dicas para que o lanche das crianças seja saudável e, ao mesmo tempo, gostoso

(Foto: reprodução/ Getty Images)

Com as férias escolares chegando ao fim, surge a oportunidade para repensar a qualidade do lanche que as crianças nas escolas. Alimentos geralmente vendidos nas cantinas, como biscoitos salgados ou doces, refrigerantes, sucos de caixinha, salgadinhos fritos ou mesmo aqueles que são assados, não são o tipo de alimento ideal para as crianças. 

É necessário ter uma alimentação equilibrada, completa, variada e balanceada. E os lanches que são preparados em casa são as melhores opções, além de ser uma alternativa mais saudável.

É comum ter dúvidas de como acrescentar os alimentos saudáveis no lanche escolar do seu filho. Biscoitos, salgadinhos, doces, refrigerantes são itens supercomuns na alimentação das crianças, principalmente, falando das refeições da escola. Esse tipo de alimento, mesmo parecendo ser inofensivo, pode acabar trazendo riscos à saúde dos seus filhos. O consumo desses produtos em excesso pode causar problemas graves, principalmente na ocorrência de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes, hipertensão e aumento do colesterol.

“Oferecer uma alimentação saudável para as crianças é sempre um grande desafio, especialmente diante de tantas opções de produtos disponíveis no supermercado e na própria cantina escolar. A dica é evitar a monotonia alimentar, variando o cardápio da lancheira semanalmente e considerar a idade da criança, pois cada faixa etária têm necessidades nutricionais e calóricas diferentes, possíveis alergias alimentares, intensidade e frequência das atividades físicas”, orienta Rosana Perim, gerente de Nutrição do HCor.

 

O que não pode faltar na lancheira?

(Foto: iStock)

O mais importante é combinar os três grupos alimentares na hora de preparar o lanche das crianças. Ele deve ser composto por alimentos construtores, reguladores e energéticos.

Construtores: a dica é tentar variar as opções de proteínas com leite, vitaminas, iogurte, queijos, ricota temperada, requeijão, cream cheese, patês caseiros.

Reguladores: capriche nas frutas naturais, salada de frutas, legumes e verduras.

Energéticos: são os carboidratos. A orientação é preferir os pães, biscoitos integrais ou multigrãos, bolos (cenoura, maçã, banana, laranja, fubá e chocolate feito com cacau em pó). Mas não se esqueça de colocar na lancheira do seu filho uma bebida para manter ele hidratado. Pode ser água de coco, chás, suco natural ou sucos de caixinhas integrais — é importante que eles sejam livres de corantes, acidulantes, sódio e açúcar. Por isso, fique atento aos rótulos.

 

Qual lancheira levar?

As lancheiras térmicas são excelentes aliadas para aumentar as opções, pois elas permitem que os alimentos fiquem armazenados de uma forma mais segura. “Use o papel alumínio para embalar lanches, frutas inteiras e bolos e potes de plástico para biscoitos, legumes e frutas picadas. Para armazenar e transportar as bebidas prefira as garrafas térmicas. Lembre-se de higienizar diariamente a lancheira com detergente ou pano úmido”, indicou a nutricionista.

 

Envolva o seu filho no processo

Para que seu filho aprenda a comer de uma forma mais saudável e escolha alimentos nutritivos por conta própria, é importante envolver a criança no processo de montagem da lancheira ou das refeições. “Isso quer dizer levá-lo ao supermercado ou a feira para fazer as compras e chamá-lo para montar os lanches, para explicar os benefícios de cada alimento. Essas atitudes fazem com que, desde cedo, a criança aprenda a fazer escolhas alimentares saudáveis”, explica a especialista.

 

Separamos algumas opções de lancheiras para as crianças: 

1ª opção: um pequeno pote com salada de frutas, um pedaço de bolo caseiro (cenoura, fubá, laranja, cacau ou maçã) e um iogurte para completar.

2ª opção: uma porção de fruta é uma boa pedida, junto com um lanche feito com pão e preparado com patê de cream cheese + cenoura + frango desfiado e alface, água de coco.

3ª opção: uma porção de tomate-cereja temperado com azeite e orégano é uma opção supersaudável, um sanduíche integral recheado com ricota temperada e um suco de frutas natural na garrafinha térmica, para completar.