Publicado em 02/02/2015, às 15h59 - Atualizado em 13/01/2021, às 11h08 por Redação Pais&Filhos
1.Aceitar cada um de seus filhos como único e especial. A criança que se sente bem consigo mesma é menos propensa a ser preconceituosa. Além disso, observe qualidades únicas e especiais em outras pessoas e as compartilhe com os seus filhos.
2.Não destacar apenas as semelhanças entre as pessoas. É muito importante também falar das diferenças – e de como isso enriquece a nossa vivência. Destacar demais que aquela pessoa merece ser respeitada, pois apesar de ser diferente “age como você”, “gosta das mesmas coisas”, pode passar a impressão de que somente as semelhanças trazem dignidade aos outros.
3.Ajudar a criança a ser sensível aos sentimentos dos outros. Quando ocorrerem conflitos pessoais, incentive seus filhos a pensar em como a outra pessoa pode estar se sentindo. Estudos indicam que crianças com empatia são menos propensas a ser preconceituosas.
4.Ajudar as crianças a reconhecer casos de estereótipos, preconceitos e discriminações. Programas de televisão, filmes e jornais muitas vezes oferecem oportunidades para a discussão – a criança encontrará brechas nesses momentos para falar sobre o assunto. De acordo com estudos recentes, estimular o raciocínio crítico das crianças pode ser o melhor antídoto para o preconceito. E, claro, sempre ter a família como mediadora.
5.Certificar-se de que os filhos entendam que o preconceito e a discriminação são injustos. Seja firme e garanta que ninguém seja excluído ou vire motivo de brincadeiras com base em raça, religião, etnia, sotaque, gênero, deficiência, orientação sexual ou aparência.
6.Proporcionar oportunidades de interação com diferentes grupos raciais e étnicos. Estudos mostram que crianças que convivem com a diferença desenvolvem atitudes mais positivas em relação às outras pessoas. Bandas, clubes e programas comunitários são exemplos de atividades que podem ajudar a combater os efeitos alienantes de bairros ou salas de aula “homogêneos”.
7.Dar acesso à cultura e à realidade de maneira didática. Livros, filmes, desenhos… Enfim, programas culturais trazem perspectivas positivas sobre outras culturas. Tudo isso vai ajudá-lo a compreender os pontos de vista de outras pessoas.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil