Aumente o som: trem bala com Ana Vilela e Luan Santana

“É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações”

Desde a barriga da mãe, os sons fazem parte da nossa vida e garantem diversos benefícios! Não tem como escapar: seja pela caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro e até mesmo o toque do celular, ela está sempre presente no dia-a-dia. Para Brenno Rosostolato, psicólogo e terapeuta, e a musicoterapeuta Lauane Ramos, os aprendizados são para uma vida inteira. Saiba quais benefícios a música pode trazer desde a infância e o quão importante ela é para o desenvolvimento do seu filho.

-Publicidade-

Expressão corporal

Nosso corpo diz muito sobre os sentimentos e estímulos. Seja por movimentos mais refinados, ou até mesmo o simples bater de palmas em um determinado ritmo. “Acredito que esse é um dos aspectos mais importantes do contato com o aprendizado musical, pois a melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a se expressarem. Isso pode ajudar a criarmos adultos e adolescentes menos refratários ao toque, que se sintam mais à vontade para dar vazão aos seus sentimentos”, comenta Brenno.

Já no caso da expressão corporal, ela também pode ser trabalhada de maneira terapeutica: “Alguns pacientes ouvem músicas específicas para trazer à tona determinadas sensações do cérebro, outros compõem canções para expressar o que sentem ou fazem exercícios específicos para treinamento de foco”, explica Lauane.

Coordenação motora

Parece exagero, mas não é: segurar um instrumento ajuda a criança a exercitar a coordenação motora fina, usando os pequenos músculos do corpo, e a coordenação motora grossa, nos maiores. Instrumentos de corda e o piano, por exemplo, são ótimas atividades para o processo, de acordo com os especialistas.

Conhecendo outras culturas

Com a diversidade de músicas e instrumentos, seu filho vai se sentir ainda mais aberto a conhecer também a história por trás de cada um deles. O bongô, atabaque e a timba, por exemplo, podem introduzir para a criança os estilos de sons africanos e cubanos. Essa proximidade é bastante benéfica, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos.