Família

Bienal do Livro Rio traz novidades com espaço infantil para estimular a formação de novos leitores

Em tempos de disputa com as telas, como fazer as gerações mais novas amarem os livros? - Freepik
Freepik

Publicado em 18/08/2023, às 12h56 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


A 40ª edição da Bienal do Livro Rio traz consigo um desafio em meio ao crescente envolvimento das gerações mais jovens com as telas: como instigar o amor pelos livros? O resultado desse empenho é o espaço “A Grande Aventura Leitora”, um ambiente de 600 m² que se propõe a estimular a formação de novos leitores por meio de experiências imersivas, homenagens a clássicos literários e encontros com os autores.

Em tempos de disputa com as telas, como fazer as gerações mais novas amarem os livros? (Foto: Freepik)

Em um mundo cada vez mais voltado para as telas, a Bienal do Livro Rio encara o desafio de manter o interesse das gerações mais jovens pela leitura e literatura. Como resposta a essa demanda, surge o espaço “A Grande Aventura Leitora”, um ambiente projetado para cativar crianças e adolescentes de maneira lúdica e cada vez mais educativa.

Com uma área de 600 m², o espaço é dividido em três ambientes distintos, todos projetados para envolver os visitantes de forma interativa e cativante. Inspirado no clássico “Alice no País das Maravilhas”, o espaço homenageia a história que se estica para múltiplas possibilidades, assim como a própria narrativa do livro. Projetado por curadoras experientes, Martha Ribas, Carolina Sanches e Rona Hanning, incorporaram a ideia do livro à experiência proporcionada aos visitantes. O público é convidado a se divertir com jogos temáticos, assistir ao cinema mudo de 1903 e interagir com paredes interativas.

Há 40 anos, a Bienal segue pulsando cultura e transformando histórias (Foto: Reprodução/ Instagram)

A imersão nas narrativas é o ponto alto do segundo ambiente, onde os grandes clássicos da literatura ganham vida. Através de experiências sensoriais, como a possibilidade de entrar em uma baleia gigante que remete a “Pinóquio”, as crianças podem explorar as histórias de maneira única e envolvente. Carolina Sanches, idealizadora do conceito ‘Leituras Elásticas’, explica que o objetivo é brincar com as histórias que moldaram a infância de tantos leitores, criando uma conexão profunda com a literatura das novas gerações, desde cedo.

O terceiro ambiente do espaço se transforma em uma grande festa que aproxima os autores aos seus leitores. O icônico Chapeleiro Maluco assume o papel de DJ e entretém a criançada com sua música ao vivo. Além disso, figuras afetivas como Emília, o Menino Maluquinho e a Turma da Mônica se unem aos personagens de “Alice no País das Maravilhas”, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

Em meio a essa celebração da literatura, a Bienal do Livro Rio reúne mais de 40 autores que irão integrar com as crianças durante os 10 dias do evento. Nomes como Flávia Lins e Silva, Lázaro Ramos, Kiusam de Oliveira, Janaina Tokitaka, Sonia Rosa e Otávio Jr. fazem parte da programação, proporcionando uma experiência única para os novos leitores. Além dos autores, artistas, músicos e contadores de histórias também marcam presença no palco do espaço, oferecendo uma variedade de perspectivas e entretenimento.

Livro infantil que retrata o luto para crianças

Além disso, a Bienal do Livro Rio servirá como palco para o lançamento do livro infantil “Quero Viver pra Sempre”, escrito pela jornalista Juliana Ulyssea. A obra aborda sensivelmente o tema do luto e da finitude da vida sob a perspectiva de uma criança. Inspirado pela experiência pessoal da autora após a morte de sua avó, o livro se propõe a ajudar crianças a lidar com questões complexas por meio de uma narrativa leve e acolhedora.

Autora do livro, Julian é mãe de Daniel e Gustavo (Foto: Reprodução/ Freepik/ Instagram)

“A história surgiu a partir das conversas com meu filho mais velho. Na época com cinco anos, ele tinha muitas perguntas e passamos a conversar com frequência sobre a finitude da vida, sempre de forma clara, sem rodeios. Mas para aliviar suas angústias, criei uma forma de manter viva a memória daquela pessoa tão querida que partiu” disse a autora Juliana Ulyssea, que é mãe de Daniel e Gustavo.

O ponto de partida este ano foi pensar estratégias que estimulassem a formação de novos leitores (Foto: Freepik)

O lançamento acontecerá no estande da Livraria Internacional SBS, na rua U28, no dia 7 de setembro, às 11h, e terá o serviço de lançamento com uma sessão de autógrafos. Com uma programação repleta de atrações para crianças, jovens e adultos, o evento promete estimular o amor pela leitura e proporcionar experiências enriquecedoras para todas as idades.


Leia também

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Wanessa Camargo surpreende filho com presente inusitado - Reprodução/Instagram @wanessa

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Foto: Reprodução

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Foto: Arquivo Pessoal

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar