Publicado em 09/08/2022, às 18h52 - Atualizado em 10/08/2022, às 13h43 por Redação Pais&Filhos
Cientistas chineses fazem alerta para novo vírus capaz de contaminar os seres humanos, o Langya henipavirus (LayV). A doença contaminou 35 pessoas em duas províncias no leste da China.
Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, mostrou os casos que se localizam nas províncias Henan e Shandong, que dividem fronteira. O novo vírus identificado é de uma família que mata até três quartos dos seres humanos em caso de infecção grave. Dente os casos diagnosticados, todos se manifestaram de forma leve e não causaram nenhuma morte. Os sintomas apresentados foram semelhantes ao da gripe.
As autoridades chinesas alegaram que nenhum dos pacientes teve contato com o outro, mostrando que a ação do vírus nos humanos pode ser esporádica. A pesquisa identificou os sintomas dos pacientes sendo que os 26 infectados apenas com LayV, sem nenhum outro patógeno presente, 100% dos pacientes tiveram febre, 54% fadiga, 50% tosse, anorexia/perda de apetite, 46% mialgia, 38% náusea, 35% dor de cabeça e 35% vômitos.
Os Centros de Controle de Doenças (CDC) de Taiwan estão buscando estabelecer um método de teste que identifique o vírus através de ácido nucleico. O vírus Langya, que é de origem animal, está sendo detectado pela primeira vez nos seres humanos.
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
Segundo os cientistas que analisaram a doença, não existem sinais que indiquem que o Langya henipavirus é transmitido através do contato de pessoa para pessoa. A teoria dos especialistas é de que o vírus tem origem animal e de que os musaranhos (pequenos mamíferos) podem ser o reservatório natural do LayV, mas que ainda são necessários mais estudos para afirmar isso.
A grande preocupação que envolve a descoberta de um novo vírus do gênero Henipavírus está ligada ao fato de que outros patógenos desse grupo, chamados Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV) e considerados “primos” do LayV, foram responsáveis por surtos de infecções graves na Oceania e na Ásia.
Como exemplo, os cientistas citam os casos de infecção caudados pelo HeV, que são raros mas cuja taxa de mortalidade chega em até 57%, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Já o NiV, que foi registrado entre 1998 e 2018, tem uma taxa de mortalidade que variou entre 40 e 70% dos casos de pacientes infectados. Como sintomas, os dois possuem em sua lista problemas respiratórios e neurológicos.
Os cientistas dizem que é difícil comparar os dois vírus por diversos fatores, mas é possível afirmar que, comparativamente, os vírus Hendra e Nipah se mostraram mais letais durante as épocas em que houve surto de infecção.
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Família
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso viajam para os Eua com 14 malas: "Coisas que só rico tem"
Aniversário
Isis Valverde posta foto ao lado de sogra em evento da família de Marcus Buaiz e faz declaração: “Amor”
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”