Família

Como Faustão conseguiu o transplante de coração tão rápido? Família explica

O apresentador passou pela cirurgia de transplante de coração no domingo, 27 de agosto - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 28/08/2023, às 07h57 - Atualizado às 08h02 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


No domingo, 27 de agosto, o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, passou por uma cirurgia de transplante de coração, sete dias após a divulgação da informação de que ele precisaria da operação e estaria na lista do SUS aguardando pelo órgão.

A curta espera de Faustão chamou a atenção nas redes sociais, gerando comentários de insinuação de privilégios e benefícios por ele ser uma figura conhecida. Diante disso, João Guilherme Silva, filho do apresentador, compartilhou uma sequência de publicações feita pela conta oficial do Ministério da Saúde no Twitter para falar sobre o procedimento.

“Viu que o apresentador Faustão realizou hoje a cirurgia de transplante de coração e quer saber como o Sistema Nacional de Transplantes funciona?”, começou. “O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo e isso é motivo de orgulho! A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada”, afirmou o Ministério.

A conta oficial continuou dizendo que toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade. “E quais são os critérios da lista de espera por um órgão?”, iniciou a explicação.

Faustão, Fausto Silva, transplante Faustão, operação Faustão, cirurgia Faustão, transplante coração Faustão, o que aconteceu com Faustão, por que Faustão passou na frente da fila do transplante de coração
A rapidez com que Fausto Silva conseguiu o transplante que precisava, gerou comentários nas redes sociais (Foto: Reprodução/ TV Globo)

“São todos critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, apontou.

A conta do Ministério pontuou que no caso de Faustão, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento. “Além dele, só na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes”, relatou.

Faustão, Fausto Silva, transplante Faustão, operação Faustão, cirurgia Faustão, transplante coração Faustão, o que aconteceu com Faustão, por que Faustão passou na frente da fila do transplante de coração
O Ministério da Saúde criou uma sequência de publicações no Twitter para explicar como funciona o processo (Foto: Reprodução/Instagram)

“No primeiro semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, o que representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Todos os pacientes que realizam transplantes por meio do SUS recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, finalizou.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona