Esperando o Natal – Dia 16 – Montar um coral em família

Chame as crianças para cantar músicas natalinas, todo mundo vai se emocionar

-Publicidade-

 

Desde o dia 1 de dezembro estamos fazendo a contagem regressiva para a chegada do Natal, festa que a gente adora! Todo dia, uma nova atividade para fazer com os filhos que mostram as tradições e deixam a festa ainda mais animada. Hoje é dia de começar a planejar um coral com as crianças para cantar no dia da ceia. 

-Publicidade-

Coral não precisa ser só aquele que você vê na televisão, nos teatros ou nas apresentações da escola. Você também pode surpreender a família juntando as crianças para cantar uma música (ou várias) na noite de Natal. É só ensaiar. Não precisa de preocupar se são só meninas ou só meninos, se a voz é mais aguda ou grave. O legal é juntar todo mundo e deixar as músicas embalarem a noite.

Primeiro, faça uma seleção de canções conhecidas e fáceis de cantar e tocar. Se tiver alguém na família que toca algum instrumento, passe por email a partitura ou cifras para que possa ensaiar. Se não tiver quem toque, dá para usar CDs de músicas natalinas ou baixar um playback – música de fundo – da internet.

Com as crianças menores, providencie chocalhos e guizos para que possam participar. Se quiser, dá para confeccionar chocalhos em casa utilizando materiais recicláveis, como garrafinhas pet com feijões dentro. Outra forma de fazer é unir a boca de dois copos de plástico descartáveis, colocar feijões dentro e fechar com fita adesiva. A decoração do chocalho fica a cargo da criatividade. Dá para colar adesivos, pintar, usar tecido.

Imprima a letra da música e distribua a todos. Fica legal colar a letra em uma cartolina decorada para que todo mundo tenha em mãos o repertório. Ensine as crianças pequenas a bater o chocalho acompanhando o ritmo da música – ou pelo menos tentando acompanhar!

Reúna a turma e faça ensaios com antecedência – ainda falta uma semana! Se não der, faça um ensaio na véspera.

Por último, faça uma filmagem, será uma linda recordação!

Confira algumas sugestões de músicas:

– Noite Feliz

– Pinheirinhos que Alegria

– Natal Branco

– Anoiteceu

– Jingle Bells

 

Consultoria: Déia Custódio Kodaira Leão, mãe de Mateus e Levi, professora de piano regente de coro infantil, da Escola de Música Sinfonia, em São José dos Campos/SP. Contato: deiackl@ig.com.br


Previous Next
-Publicidade-