Dia Nacional do Riso: saiba os benefícios de sorrir para a saúde de toda a família

Apesar de simples, colocar esse hábito em prática é super saudável, pode transformar situações e melhorar a qualidade de vida de todos ao seu redor

Resumo da Notícia

  • Entenda como o sorriso pode mudar a qualidade de vida de toda a família
  • Saiba a importância de manter a positividade
  • Veja os benefícios que o sorriso pode causar

Nesta sexta-feira, 6 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Riso, afinal, sorrir é o melhor remédio, principalmente em tempos difíceis. Você sabia que, apesar de simples, esse pequeno hábito pode trazer diversos benefícios para a saúde?

-Publicidade-
Sorrir contagia todos ao seu redor!(Foto: Getty Images)

Depois de um ano completamente atípico, a gente reforça o quão importante é manter o espírito de positividade. Portanto, saiba como o bom humor pode transformar situações e até mesmo melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Ajuda na resolução de conflitos

Quando existem algumas situações de divergências de opinião, é muito importante manter a calma e ter jogo de cintura para contornar o problema. Segundo Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano, sorrir pode ser uma ótima opção, pois contagia o ambiente.

-Publicidade-

“O riso é uma forma de terapia, pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem estar. Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, na lida com os filhos, entre outras rotinas, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta”, explica.

Auxilia na interação social

A fonoaudióloga Laila Wajntraub explica que é possível treinar o riso, mas ele soa como algo forçado e pode ser facilmente percebido. A melhor maneira de garantir todos os benefícios é quando ele acontece de forma descontraída e genuína. “O riso é transformador. Além de aliviar as rugas, melhora a irrigação sanguínea, trazendo a sensação de bem estar, melhora nossa autoestima e estimula nossa criatividade. Todos esses fatores nos possibilitam nos conectar melhor com o outro, gerando empatia. A gente cria laços”

Xô, rugas!

Essa é clássica! De acordo com a biomédica Adriana Antunes, os benefícios são imensos: “Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais, dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial”.

Além disso, ao sorrir produzimos endorfina e serotonina, também conhecidos como os hormônios da felicidade. “A dica é assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, pois além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente”.

Saiba como cuidar do seu sorriso e os benefícios que ele pode trazer (Foto: Shutterstock)

Bem-estar prolongado

Isso é um fato: sorrir, ter uma vida leve e cuidar de nós mesmos acaba contagiando quem está em nossa volta. Ivana Cabral, reprogramadora mental, reforça que esses efeitos também influenciam na autocura e bom humor. “Praticar mantras e afirmações positivas são ferramentas muito eficazes para o autodesenvolvimento. Pessoas positivas emanam alegria e boas energias. Dá vontade de estar o tempo todo ao lado de gente assim!”.

É preciso valorizar a saúde bucal!

Para ter um sorriso saudável é preciso cuidar dele, inclusive para elevar a autoestima e facilitar na digestão de alimentos. Rita Ventura, cirurgiã dentista, explica que é superimportante ter uma boa saúde bucal, “pois é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo”. O ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre consultar um dentista a cada seis meses.

-Publicidade-