Publicado em 06/11/2020, às 09h42 - Atualizado em 27/04/2023, às 08h42 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Nesta sexta-feira, 6 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Riso, afinal, sorrir é o melhor remédio, principalmente em tempos difíceis. Você sabia que, apesar de simples, esse pequeno hábito pode trazer diversos benefícios para a saúde?
Depois de um ano completamente atípico, a gente reforça o quão importante é manter o espírito de positividade. Portanto, saiba como o bom humor pode transformar situações e até mesmo melhorar a qualidade de vida de toda a família.
Quando existem algumas situações de divergências de opinião, é muito importante manter a calma e ter jogo de cintura para contornar o problema. Segundo Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano, sorrir pode ser uma ótima opção, pois contagia o ambiente.
“O riso é uma forma de terapia, pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem estar. Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, na lida com os filhos, entre outras rotinas, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta”, explica.
A fonoaudióloga Laila Wajntraub explica que é possível treinar o riso, mas ele soa como algo forçado e pode ser facilmente percebido. A melhor maneira de garantir todos os benefícios é quando ele acontece de forma descontraída e genuína. “O riso é transformador. Além de aliviar as rugas, melhora a irrigação sanguínea, trazendo a sensação de bem estar, melhora nossa autoestima e estimula nossa criatividade. Todos esses fatores nos possibilitam nos conectar melhor com o outro, gerando empatia. A gente cria laços”
Essa é clássica! De acordo com a biomédica Adriana Antunes, os benefícios são imensos: “Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais, dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial”.
Além disso, ao sorrir produzimos endorfina e serotonina, também conhecidos como os hormônios da felicidade. “A dica é assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, pois além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente”.
Isso é um fato: sorrir, ter uma vida leve e cuidar de nós mesmos acaba contagiando quem está em nossa volta. Ivana Cabral, reprogramadora mental, reforça que esses efeitos também influenciam na autocura e bom humor. “Praticar mantras e afirmações positivas são ferramentas muito eficazes para o autodesenvolvimento. Pessoas positivas emanam alegria e boas energias. Dá vontade de estar o tempo todo ao lado de gente assim!”.
Para ter um sorriso saudável é preciso cuidar dele, inclusive para elevar a autoestima e facilitar na digestão de alimentos. Rita Ventura, cirurgiã dentista, explica que é superimportante ter uma boa saúde bucal, “pois é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo”. O ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre consultar um dentista a cada seis meses.
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Aniversário
Isis Valverde posta foto ao lado de sogra em evento da família de Marcus Buaiz e faz declaração: “Amor”