Família

Família com criança autista, de 4 anos, é expulsa de parque aquático. Saiba o motivo

O casal denunciou o parque após ser proibido de alimentar o filho - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 27/08/2022, às 07h43 - Atualizado em 31/08/2022, às 08h40 por Redação Pais&Filhos


A mãe, Carol Monteiro, de 41 anos, explica que o problema aconteceu, nesta quinta-feira, 25 de agosto, no clube Águas Correntes Park, que fica na Cidade Ocidental em Goiânia.  Em entrevista ao portal Metrópoles, Carol, conta que ela o marido e o filho estavam no local quando um segurança impediu que ela alimentasse o filho, Daniel, de 4 anos, que tem transtorno do espectro autista.

Ela fez um vídeo e postou nas redes sociais contando o que aconteceu e alertando outras famílias que tenham filhos com algum tipo de deficiência que não visitem o local. Na gravação ela diz ainda que na portaria o carro foi revistado e eles foram autorizados a entrar com a comida do filho.

Segundo a mãe, devido a condição do filho, ele tem seletividade alimentar severa e só come um tipo de pão, um tipo de biscoito e toma um tipo de suco. “Toda a legislação diz que se pode carregar a comidinha da criança, é uma questão de bom senso também”, reforça ela.

O casal denunciou o parque após ser proibido de alimentar o filho
O casal denunciou o parque após ser proibido de alimentar o filho (Foto: Shutterstock)

Carol Monteiro disse ainda que eles já estavam sendo observados: “Entramos no clube, ele começou a brincar e a gente notou que tinha um segurança que não saía de perto da gente. Quando tiramos a comida ele nos abordou, mas a gente explicou que fomos autorizados”, diz a mãe.

Em seguida, o casal pediu que o funcionário fosse verificar a autorização na recepção, ele saiu e voltou depois de alguns minutos afirmando que o lanche da criança deveria ser jogado fora, ou eles teriam que se retirar do clube. “Nisso meu marido cata tudo e vai saindo, eu fiquei completamente exaltada, porque meu filho estava tendo um dia alegre e tivemos que sair porque teve esse momento de intransigência total”, lamenta Carol.

Nesse momento em que eles discutiam, uma viatura da Polícia Militar passou pelo local. “O policial mediou e mesmo assim os seguranças foram muito intransigentes. O policial falou que não podia fazer nada porque não era uma situação de flagrante, nos orientou a abrir um BO”, continua a mulher.

Carol explica que mesmo depois de toda essa questão, nenhum responsável pelo estabelecimento apareceu para resolver a situação. “Não apareceu ninguém da gerência, ninguém pediu desculpas. A gente simplesmente foi enxotado num comportamento rude, debochado, porque o segurança riu de mim, falou que não tinha culpa que meu filho era autista”, conta Carol.

Ela diz ao portal Metrópoles que a única coisa que puderam fazer foi abrir um boletim de ocorrência. E finaliza: “Foi um momento muito desgastante e triste pra gente que já passa tanta coisa pra criar uma criança PCD [pessoa com deficiência]. Eles deveriam ter preparo para receber crianças, se fosse uma criança celíaca como ela ia se alimentar?”, argumenta a mãe.

A resposta

O clube negou ter expulsado a família do local e explica que foi um problema de comunicação interna. Em entrevista ao portal Metrópoles, o clube afirma que vai apurar o que aconteceu para tomar as devidas providências.

“O que houve na verdade foi um conflito de informação, atrelado ao nervosismo. Entendo que os pais que têm filhos com transtorno de espectro autista são mais sensíveis. Quando pedimos uma comprovação [do autismo] pra ela, por documentos, ela não quis mostrar. Entendo que a pessoa fica sensível, mas a gente tem regras a cumprir”, explica Rafael Toledo, gerente do Águas Correntes Park.

Rafael explica ainda que se forem confirmados erros dos funcionários, medidas serão tomadas. “Primeiro vamos concluir a apuração dos fatos. O clube é muito grande, muitas pessoas se envolveram, mas que fique claro que o que for preciso fazer, nós iremos fazer”, garantiu.

“Se for constatado que precisamos de um melhor atendimento, nós vamos melhorar. Nossa intenção é entrar em contato com a mãe, claro que no calor do momento ninguém quer conversar, mas depois vamos tentar conseguir o contato dela para nos entendermos melhor, e nos colocar à disposição da família”, afirmou o gerente do clube.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Cachorro resgatado no Rio Grande do Sul abraça perna de veterinária - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Cachorro que abraçou perna de veterinária em resgate no RS reencontra tutor