Publicado em 01/09/2022, às 11h01 - Atualizado em 15/03/2023, às 12h35 por Redação Pais&Filhos
Fernando Grostein Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, conta que já foi estuprado duas vezes e saiu do Brasil por sofrer muitos ataques homofóbicos. Em entrevista à Revista Piauí, Fernando ele relata detalhes das violências que sofreu, ainda na infância.
Fernando tem 41 anos e é diretor de cinema. Ele é irmão do apresentado Luciano Hulk, por parte de mãe (Marta Grostein), e filho do jornalista Mário de Andrade – que era editor da revista Playboy – e morreu quando ele tinha apenas 10 anos. Seus trabalhos mais conhecidos são os documentários “Coração Vagabundo”, com Caetano Veloso e “Quebrando o Tabu”, que traz diversas personalidades políticas discutindo a problemática da “guerra” às drogas. No próximo dia 13 de setembro, ele vai lançar o documentário Quebrando Mitos”, que abordará a suposta masculinidade tóxica do Presidente Jair Bolsonaro.
Em depoimento para a revista Piauí, Fernando faz um desabafo sobre como é ser gay no Brasil e aproveita para contar as dificuldades que passou desde os 10 anos de idade por conta de sua orientação sexual. O cineasta revela que a primeira agressão física aconteceu quando ele tinha 14 anos. “Durante uma festa em uma boate, homens me seguraram à força e penetraram meu ânus com o dedo. Desde então, passei a anular o meu modo de ser: empostava a voz, para fazê-la mais grossa, e me reprimia na hora de caminhar, para parecer mais masculino. Nas festas, evitava dançar, para não associarem meus modos com o que rejeitavam. Passei até a reproduzir falas machistas e homofóbicas, a fim de esconder minha verdadeira identidade.”
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fernando Grostein Andrade (@grosteinandrade)
Ele lembra ainda que, os amigos da época, fizeram ele transar com uma mulher que havia posado na Playboy e foi assim que perdeu a virgindade. “A homofobia pode ser tão cruel que é capaz de tirar o direito de a pessoa ter sua primeira relação sexual de maneira privada, com quem deseja e escolheu de verdade. Aos 18 anos, sofri assédio sexual. Aos 20, vivendo sempre às escondidas e com medo, fui sequestrado por um garoto de programa”, afirma.
Aos 28, fui estuprado mais uma vez. “Porém, sobre este episódio não consigo falar ainda”, explicou. Depois de tantos traumas, Fernando revela que tomou a iniciativa de contar a própria história com a ajuda do marido, Fernando Siqueira, de 24 anos. “No filme Quebrando Mitos, tomei a decisão de abrir minha vida e revelar minhas vulnerabilidades com o objetivo de despertar a discussão entre gays e seus familiares. A homofobia silencia, apaga e mata. O amor, o acolhimento nos faz mais fortes para enfrentar qualquer tempestade, que, assim como esse governo, vai passar. E voltar ao Brasil sem me sentir ameaçado”, finaliza ele.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”