Família

Jovem brasileiro é convocado por Exército de Israel e família aguarda retorno: “Semanas difíceis”

Mineiro vai para guerra em Israel - Arquivo pessoal/ g1
Arquivo pessoal/ g1

Publicado em 16/10/2023, às 15h29 - Atualizado às 15h36 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Um jovem brasileiro foi convocado pelo Exército para lutar na guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas. O mineiro Raphael Ramos, de 26 anos, precisou se despedir da família para ir até o conflito. Em entrevista ao g1, a mãe do jovem contou detalhes da rotina do filho.

“Assim que jogaram os primeiros mísseis, os soldados foram convocados. As primeiras semanas foram muito difíceis, mas tenho conseguido falar com ele ao menos uma vez ao dia”, declarou Alice Ramos. Raphael e sua mãe são de Belo Horizonte e moram em Israel. Eles também possuem dupla cidadania para os dois países.

O jovem se alistou no exército israelenses dos 18 aos 21 anos. “O Rapha é um soldado de guerra, então são os primeiros a serem convocados. Ele, com seus 26 anos, tem passado por muita coisa, e está vendo de perto o porquê de toda essa guerra”, contou a mãe. Além disso, ela comentou como está se sentindo em relação a situação do país. “Hoje estou mais tranquila porque ele me ligou ontem [15/10]. Ele está bem. Mas cada dia é um dia”, explicou Alice.

Outro caso: família descobre morte de avó em Israel após terroristas publicarem vídeo do assassinato

Logo quando aconteceu o início do conflito entre Israel e Palestina, a jovem Adi Bayder ligou rapidamente para a avó para saber como ela estava. Felizmente ela atendeu ao telefone e disse que estava tudo bem. O que a família não esperava é que pouco tempo depois ela seria capturada e assassinada pelo grupo Hamas.

A idosa morava em Nir Oz, kibutz perto da Faixa de Gaza, e na primeira ligação, disse que estava bem e que não havia recebido nenhuma instrução sobre como agir naquele momento. A chamada durou poucos minutos, o suficiente para a família se certificar do estado dela. No entanto, a mulher estava perto do local onde o grupo Hamas iniciou a  “Operação tempestade Al-Aqsa”, que já deixou muitos mortos.

Pai fala sobre ataques em Israel
O conflito já deixou milhares de mortos (Foto: Reprodução/ Jornal Nacional/ TV Globo)

Dias depois, a neta resolveu ligar novamente, porém desta vez a idosa não atendeu. Preocupada e já imaginando o que poderia ter acontecido, a confirmação da tragédia só veio após ela ver um vídeo publicado no perfil do Facebook da avó. Um dos militantes do Hamas filmou e publicou o assassinato dela. “O terrorista invadiu a casa dela, matou-a, pegou o seu celular, filmou o horror e publicou no Facebook dela. Foi assim que descobrimos”, escreveu a jovem em uma publicação.

“A minha avó era a melhor mulher que eu conhecia. Era o pilar da nossa família. Salvou todos nós. Tinha um grande coração e nunca fez mal a ninguém. Hoje de manhã, não recebi a mensagem ‘Meu querido amor, já se levantou?’, como acontecia sempre, um minuto depois das sete”, lamentou Adi.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Leia também

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Junior conta sobre intimidade após paternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício conta projeto profissional: "Sai do meu bolso" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ele cresceu! 🥰

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família

Thais Fersoza e filhos - Reprodução / Instagram

Criança

Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta

Influenciadora morre aos 19 anos por conta de transplante - Reprodução/ Instagram

Luto

Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado

Giovanna Ewbank revela que filho gastou dinheiro dela em conta bancária - Reprodução / Instagram / @gioewbank

Criança

Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Andréa Mota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!