Família

Luana Piovani abre o jogo sobre menopausa precoce: “Vergonha de falar para meu namorado”

Ela tem 3 filhos e está com 46 anos - Reprodução/Instagram/@luapio
Reprodução/Instagram/@luapio

Publicado em 25/11/2022, às 10h45 por Redação Pais&Filhos


A modelo e atriz Luana Piovani, mãe de Dom, Liz e Bem, está nos seus 46 anos e vem trazendo o assunto menopausa para aqueles que acompanham ela. Desta vez, ela deu uma entrevista para a revista Quem, em que contou um pouco mais sobre essa fase e a importância de falar sobre o assunto.

Ela disse que está passando por uma situação em que 80% das mulheres passam e que pouco é falado. “Mais uma vez, eu liguei meu microfone, coloquei nos assuntos uma coisa relevante, que as pessoas ficam com medinho de falar”, iniciou ela. “Quando comecei a sentir, identifiquei, fiquei com vergonha de comentar com meu namorado. Mas isso durou pouco”.

Luana Piovani
Ela tem 3 filhos e está com 46 anos (Foto: Reprodução/Instagram/@luapio)

A mãe de três disse que a situação não afetou a libido dela. “Eu namoro e namorar é a receita do sucesso para libido. Casamento é o contrário. No começo eu fiquei envergonhada. Mas logo passou, meu namorado me ajudou muito”.

Menopausa e libido

A chegada da menopausa provoca uma série de alterações físicas e hormonais na mulher. E a gente sabe que nada nesse caminho é fácil! Uma das coisas que mais incomodam nesse período, é a falta de libido – ou seja, muitas mulheres perdem a vontade de transar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sexualidade é considerada como um aspecto central da vida humana, a qual é vivenciada e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relações. Então, a saúde sexual é diretamente afetada por diversos aspectos da saúde global como saúde psíquica, física e emocional.

A chegada da menopausa provoca uma série de alterações físicas e hormonais na mulher (Foto: Getty Images)

“A prevalência dos transtornos sexuais entre as mulheres é alta e, muito provavelmente, superior à prevalência das disfunções sexuais masculinas, atingindo grande parte das mulheres e com prevalência aumentando com a idade. Em geral, 30% a 40% das mulheres terão em algum momento queixa de diminuição do desejo sexual, já na pós-menopausa essa prevalência pode chegar até 80%, em alguns estudos”, explica Lorena Lima Amato, mãe de Eduardo e Lívia, endocrinologista Doutora pela Universidade de São Paulo.

Antes de qualquer coisa, é preciso respeitar esse momento e passar por essa etapa da vida, tão natural, quanto inevitável, com maior tranquilidade. É fundamental entender que você não tem obrigação de manter as relações sexuais com o seu parceiro ou parceira, caso não queira ou não esteja se sentindo confortável durante a menopausa. Afinal, uma boa vida sexual é a que satisfaz a própria pessoa.

Mas para te ajudar a manter essa satisfação com a saúde física e emocional em dia dentro do relacionamento, conversamos com especialistas e separamos dicas para uma vida sexual plena mesmo em meio a essa montanha-russa de hormônios e emoções:

Menopausa e sexo combinam?

Claro que sim! É natural que muitas mulheres percam a libido durante e após a menopausa. Isso porque, com o passar do tempo, não é fácil atingir certos níveis de prazer. Mas nada disso é um bicho de sete cabeças. Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a menopausa.

Esse nome é dado para a última menstruação, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Passados 12 meses da última menstruação, existe uma fase chamada climatério, ou seja o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. No entanto, toda essa “movimentação” causa reflexos no corpo da mulher e entre eles, a falta de prazer sexual.

Vários fatores podem estar envolvidos na falta desse desejo, como alterações hormonais, alterações físicas que diminuem a lubrificaçãovaginal levando a dor na relação sexual e alterações psíquicas associadas à fase da vida da mulher.

Vale lembrar que apesar de frequente, não é normal sentir dor na relação sexual durante a menopausa,  e isso pode ter várias causas – desde as dores mais simples até as mais complexas de serem tratadas. A dor certamente prejudicará o desejo sexual porque, tendo dor, é inerente que a mulher diminua o desejo por esse momento.

O importante é lembrar que todas as causas de dor durante a relação sexual têm tratamento. “Identificar qual o problema a mulher está vivenciando e abordá-la com o tratamento pertinente a cada situação é essencial para o aumento do prazer sexual, ou seja, consultar um médico é fundamental”, lembra Lorena.

Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!


Leia também

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

No RS, temporal faz família vítima - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Sophie Charlotte - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna

Carol Portaluppi na praia - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Filha de Renato Gaúcho divulga vídeo emocionante do pai sendo resgatado no RS

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"