Família

Mãe branca processa companhia aérea dos EUA após ser acusada de traficar filha negra

De acordo com os autos, o fato de a mulher ser branca e a filha negra teria provocado suspeita por parte de funcionários da empresa - Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

Publicado em 07/08/2023, às 12h03 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Mary MacCarthy, que é branca, viajou da Califórnia para Denver com sua filha, que é negra, para comparecer ao funeral de seu irmão em outubro de 2021, de acordo com o processo aberto na última quinta-feira, 3 de agosto. “Sem o conhecimento da Sra. MacCarthy, enquanto eles estavam no ar, um funcionário da Southwest ligou para o Departamento de Polícia de Denver para denunciar a Sra. MacCarthy por suspeita de tráfico de crianças, por nenhum motivo além da cor diferente da pele de sua filha”, diz o processo.

De acordo com os autos, o fato de a mulher ser branca e a filha negra teria provocado suspeita por parte de funcionários da empresa (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Quando Mary e sua filha estavam deixando o avião, no desembarque, foram abordadas por policiais de Denver”, continua o documento. “Os policiais começaram a questionar a Sra. MacCarthy e deixaram claro que receberam a informação racista e que sua filha estava possivelmente sendo traficada simplesmente pelo fato de que a Sra. MacCarthy é branca e, sua filha, negra”, acrescenta o processo.

“Após um interrogatório extensivo, durante o qual a filha da Sra. MacCarthy começou a chorar, a Sra. MacCarthy foi finalmente autorizada pelos policiais a sair, mas não antes que essa demonstração de racismo flagrante da Southwest Airlines causasse à Sra. MacCarthy e sua filha extrema angústia emocional.”

Mary diz que, desde então está “hipervigilante” em relação às interações entre ela e a filha em público com medo de que alguém possa chamar a polícia (Foto: Reprodução/ Facebook)

Em entrevista à CNN após o incidente, no último ano, Mary compartilhou um e-mail que enviou à companhia aérea pedindo que se desculpassem. Em sua mensagem para a assessoria da Southwest, Mary disse que queria um pedido de desculpas por escrito da companhia aérea, reembolso imediato do preço total de suas passagens e “uma indenização adicional pelo trauma imposto a uma família inocente e, especialmente, a uma criança negra de apenas  10 anos profundamente entristecida”.

Na época, a Southwest disse que “lamentava” o relato da passageira sobre os eventos. “Estamos conduzindo uma revisão da situação internamente e entraremos em contato com a cliente para resolver suas preocupações e pedir desculpas por sua experiência viajando conosco”, disse Dan Landson, porta-voz da Southwest Airlines, em comunicado à CNN em novembro de 2021.

A Southwest Airlines disse que não tinha mais comentários sobre o processo (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Nossos funcionários passam por um treinamento rigoroso sobre tráfico humano. Acima de tudo, a Southwest Airlines se orgulha de oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para os milhões de clientes que viajam conosco todos os anos.” Um porta-voz da Southwest disse que não tem comentários sobre o processo aberto agora em 2023.

Durante o momento da acusação, Mary gravou a abordagem dos policiais (Foto: Reprodução/ CNN)

Mary está pedindo uma indenização não especificada por danos morais, incluindo sofrimento emocional, angústia mental, sofrimento e inconveniência, contou à CNN.


Leia também

Andréa Mota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"

Carol Celico - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Bell Marques e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório

Bruna Biancardi veste Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"

Rafaella Justus celebra aniversário ao lado de familiares - Reprodução/Instagram

Família

Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país

Astrid Fontenelle conta que adoção foi determinante para divórcio de ex-marido - (Foto: Reprodução/Instagram/LinkedIn)

Família

Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"

Alyona e a mãe biológica - Reprodução/ The Sun

Família

Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!