McLanche Feliz tem apenas corantes e aromatizantes naturais: conheça os alimentos que seu filho vai encontrar dentro da caixinha

A hora da refeição é um momento de conexão familiar entre pais e filhos, por isso é importante ter equilibro na escolha dos alimentos

Equilíbrio é tudo quando falamos da alimentação das crianças. Afinal, a hora da refeição não deve ser um campo de batalha, mas sim um momento de conexão familiar entre pais e filhos. Pensando em ajudar você a levar um estilo de vida mais equilibrado com seu filho, mas sempre com atenção à qualidade dos alimentos, vamos juntos desvendar o que tem dentro da caixinha do McLanche Feliz e contar as mais recentes mudanças feitas para garantir uma comida saborosa e preparada na hora.

-Publicidade-
McLanche Feliz tem apenas corantes e aromatizantes naturais
McLanche Feliz tem apenas corantes e aromatizantes naturais (Foto: Divulgação)

Novidade na área

As evoluções encontradas no menu do McLanche Feliz seguem as tendências das famílias mundo afora. Desde 2011, a Arcos Dorados, empresa responsável pela operação da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, vem fazendo mudanças para oferecer combinações variadas e com diferentes grupos alimentares, sempre atenta ao compromisso com a qualidade e origem dos alimentos. “O McDonald’s tem como premissa oferecer refeições deliciosas e preparadas com os melhores ingredientes. Para garantir que todos os nossos produtos sejam produzidos com insumos de alta qualidade, temos uma série de processos e controles rigorosos em toda a nossa cadeia. Começando pelos fornecedores que passam por auditorias constantes e que precisam seguir uma série de diretrizes para produção dos nossos itens até o restaurante onde tudo é pensado para garantir que esses ingredientes sejam transformados em comida fresca e muito saborosa para os nossos clientes”, afirma a engenheira de alimentos Mariela Fuenzalida, mãe de Sara, Gerente Sênior de Qualidade e Segurança do Alimento de Supply Chain da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

A Arcos Dorados acaba de anunciar a substituição de corantes e aromatizantes artificiais por opções naturais no McLanche Feliz, com base em uma pesquisa realizada no último ano, que mostrou que 45% dos pais entrevistados gostariam de oferecer a seus filhos refeições sem corantes e aromatizantes artificiais. “Para implementarmos essas mudanças trabalhamos em conjunto com nossos fornecedores. Apresentamos o desafio e passamos a testar as melhores soluções para que ao substituirmos os corantes e aromatizantes por versões naturais a mudança fosse imperceptível tanto visualmente, quanto no paladar. Após uma série de tentativas selecionamos as que atenderam ao nosso padrão e passamos a implementar essas formulações”, explica Mariela.

Em constante evolução

Em 2019, o McLanche Feliz também passou por uma importante reformulação para oferecer um menu com opções de até 600 calorias, mais frutas e verduras, além de ingredientes com menos gordura, sódio e açúcares. Tudo isso com base em um estudo feito pela consultoria de pesquisa Trendsity, em parceria com a Arcos Dorados, que mostrou que as famílias estão cada vez mais conscientes em relação à alimentação dos filhos. Sete em cada 10 pais revelaram que, entre 2018 e 2019, têm adicionado ou aumentado o consumo de água e sucos naturais na alimentação de seus filhos. Além disso, o estudo mostrou uma crescente preocupação com o consumo de produtos com açúcar pelos filhos, indicando que 8 em cada 10 pais e mães brasileiros reduziram alimentos ou bebidas com o ingrediente.

Atualmente, as combinações do McLanche Feliz têm as seguintes medidas:

  • Até 600 Kcal totais
  • Menos de 30% das calorias provenientes de gorduras totais
  • Menos de 10% das calorias provenientes de gorduras saturadas
  • Menos de 10% das calorias provenientes da adição de açúcar e nenhuma gordura trans adicionada
  • Tem limite máximo de sódio a 650 mg por combinação – cerca de um terço do que é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)
  • Todas as combinações têm alimentos que vêm de um dos quatro grupos alimentares: vegetais ou frutas, grãos integrais, proteína magra e lácteos
Linha do tempo McDonalds
Linha do tempo McDonalds (Foto: Divulgação)

Qualidade na produção

Para manter o compromisso com a qualidade e origem dos alimentos, a Arcos Dorados trabalha com os melhores fornecedores do setor, exigindo o que há de mais moderno e inovador em parâmetros de produção e sabor. “Nosso cuidado com os ingredientes começa desde nosso relacionamento com os fornecedores. Os produtores de alface e tomate, por exemplo,  precisam da certificação Global Gap que engloba desde a aplicação correta de defensivos e boas práticas agrícolas e faz um diagnóstico das ações de responsabilidade social no campo”, defende Mariela.

Além disso, todas as refeições oferecidas no McLanche Feliz são preparadas na hora, para garantir uma comida saborosa e fresca. “Nas cozinhas do McDonald’s, todos os nossos processos são pensados para que as refeições sejam preparadas assim que o cliente faz o pedido. O hambúrguer ou McFiesta que acompanha o McLanche Feliz é feito na hora, desde a cocção da proteína, tostagem do pão e a montagem. Os Chicken McNuggets e as McFritas também são fritos constantemente. Já os tomatinhos, o Danoninho e o Suco de Uva 100% fruta são armazenados em temperatura controlada”, explica a engenheira de alimentos. E esse cuidado também é aplicado na sua refeição do Mc Donald’s: os clássicos como o Big Mac e McChicken e as novidades como Picanha Cheese Salada também são preparados na hora.

O que tem dentro da caixinha?

Agora que você já conhece o compromisso com a qualidade dos alimentos pelo McDonald’s, vamos descobrir, afinal, o que tem dentro da caixinha do McLanche Feliz, desde prato principal e acompanhamentos, até bebidas e sobremesas.

Item principal

  • Hambúrguer: produzido com 100% carne bovina
  • McFiesta: sanduíche com alface e tomate selecionados, hambúrguer 100% carne bovina e molho defumado que leva apenas corantes e aromatizantes naturais
  • Chicken McNuggets: produzidos com carne 100% peito de frango

Acompanhamento

  • McFritas Kids: feitas com batatas selecionadas e um rigoroso controle de qualidade para que sejam crocantes, douradinhas e sem excesso de sal
  • Tomatinhos: uma ótima opção para os pais que buscam um acompanhamento variado

Bebida

  • Água mineral
  • Suco de uva 100% fruta e sem adição de açúcar

Sobremesa

  • Danoninho: produzido com corantes e aromatizantes naturais

Quer saber mais sobre a história do McLanche Feliz e as principais evoluções feitas desde 2011? Acesse AQUI o e-book especial feito pela Arcos Dorados!