Família

Pais&Filhos é um dos 100 veículos jornalísticos selecionados pelo programa do Google sobre tecnologia e negócios

A Pais&Filhos foi um dos veículos selecionados no programa Local Lab do Google - Divulgação
Divulgação

Publicado em 20/04/2023, às 12h08 - Atualizado às 14h14 por Redação Pais&Filhos


Você conhece o Local Lab? Ele é um projeto global do Google News Initiative, que surgiu aqui mesmo no Brasil! O objetivo desse programa é ajudar a desenvolver pequenas/médias organizações jornalísticas dentro do meio digital. A Pais&Filhos foi um dos 100 veículos jornalísticos e produtores de notícias atendidos pelo programa durante nove meses, contando com treinamentos e assessoria individualizada. Assim, os participantes foram levados a pensar de formas diferentes dentro de duas vertentes importantes para as organizações de notícias: técnica e negócios.

Na frente técnica, os participantes conheceram diversos temas para que possam certificar o crescimento saudável da audiência, melhoria da experiência do usuário, além da ampliação das receitas por anúncios diretos e mídia programática. Na área de negócios, o programa teve um foco na área de evolução estratégica de cada veículo para que cada um tenha um melhor posicionamento e a sua própria diferenciação no mercado. Fora isso, também foi abordado o tema de desenvolvimento de um mindset mais estratégico, atuando num contexto de mudanças rápidas e contínuas.

A Pais&Filhos foi um dos veículos selecionados no programa Local Lab do Google
A Pais&Filhos foi um dos veículos selecionados no programa Local Lab do Google (Foto: Divulgação)

Beatriz Possebon, editora da Pais&Filhos, filha de Mônica e Rinaldo e representante da Pais&Filhos durante o projeto, fala sobre a vivência: “A troca de informações e experiências através do programa permitiram entender onde nós estamos no campo jornalístico nesse momento e desenvolver melhorias e novas ferramentas para continuarmos essa atuação de forma efetiva, além de expandir os horizontes”. Já Ricardo Fiorotto, gerente de Parcerias Estratégicas de News do Google, afirma: “Os estudos e melhorias trabalhados no programa servem de inspiração para a indústria como um todo, na busca de reforçar a sustentabilidade no jornalismo e combater o deserto de notícias tão espalhado por aqui. Trabalhar com organizações de todas as regiões do país nos trouxe uma riqueza em entendimento do ecossistema de notícias locais que com certeza continuará gerando frutos para o mercado de mídia como um todo.”

O Local Lab teve três fases. A primeira foi estratégica (em que 100 organizações participaram), tática e operacional (em que 40 organizações participaram). Essas fases ajudaram as organizações a identificar melhorias e aplicar os planos de ação que foram desenvolvidas no Local Lab. Dessa forma, os veículos foram direcionados para um foco específico de atenção na segunda etapa do projeto (audiência ou monetização), enquanto a frente de negócios permaneceu transversal para todos eles.

O Local Lab ajudou veículos ao redor do Brasil (Foto: Getty Images)

Os veículos de notícias participantes que concluíram as fases chegaram a receber o equivalente a pelo menos 40 horas de treinamentos, consultoria técnica e em negócios, sendo elas exclusivas e totalmente customizadas. Fabrícia Peixoto, da Revista Qualé de São Paulo, fala sobre a experiência: “O Local Lab está permitindo que a gente rediscuta nosso papel no digital, novas possibilidades, desdobramentos etc. Existem diversos cursos, agências especializadas, mas com esse nível de especificidade em relação ao jornalismo seria difícil encontrar”.

O impacto no ecossistema de notícia

O GNI Local Lab conseguiu ajudar as organizações jornalísticas a se tornarem mais sustentáveis dentro do meio digital. Depois de auditorias feitas, o programa otimizou mais de 82% dos tópicos que foram identificados como prioridades. Já os temas como crescimento de audiência, monetização e engajamento de audiência, entre outros, foram destaques pela parte técnica do programa.

Jovandro Chagas da Tribuna Online de Espírito Santo, conta: “Conseguimos unir nossos times de desenvolvimento, comercial e redação para terem um propósito comum e saberem como tomar as melhores decisões de forma conjunta. Com as implementações e melhorias que fizemos, houve um aumento em praticamente todas as métricas. Desde que iniciamos o projeto crescemos a audiência quatro vezes, passando de 1 milhão para 4 milhões de usuários únicos”.

Alguns exemplos que se tornaram mais independentes em monetização por meio do projeto são o Portal ABC do ABC, na Grande São Paulo, e a Folha do Mate, do Rio Grande do Sul. As duas organizações apostaram nos conhecimentos adquiridos ao longo do Local Lab e migraram para uma conta própria do Google Ads, e obtiveram mais controle do próprio inventário, expandindo as possibilidades de vendas de campanhas e aumentando a velocidade de carregamento da página.

O Local Lab foi uma iniciativa do Google News Initiative (Foto: Shutterstock)

Outros veículos como Tribuna Online, de Espírito Santo, Amazônia Real, da região amazônica, BoqNews, da região de Santos e Baixada Santista, 100 Fronteiras, de Foz do Iguaçu e região, e Folha de Ponte Nova, de Minas Gerais, aceitaram a proposta de traçar o perfil de suas próprias audiências com o apoio do Google Analytics e a criação de personas e mapas de empatia, aprimorando o conhecimento sobre seu público. Isso, somado à criação de dashboards para análise de comportamento da audiência, adoção de boas práticas na redação e ajustes estruturais do portal, pode resultar não somente em conteúdos mais assertivos, como também proporcionar um melhor desempenho do site nos mecanismos de busca e elevar a experiência do usuário ao navegar nestes portais.

Os legados do GNI Local Lab

  • Desenvolvimento de habilidades em equipes de veículos de notícias para fazer melhorias e implementações técnicas de impacto quanto a conteúdo, discoverability e experiência do usuário (tanto para desktop quanto mobile).
  • Melhor gestão de monetização com publicidade digital, tendo atenção a boas práticas e configurações que melhoram a visualização e também a rentabilidade dos anúncios.
  • Uma melhor negociação e diálogos com os fornecedores de serviços especializados em TI.
  • Criação de rumo estratégico para curto e médio prazo, tendo atenção a alavancas importantes para o sucesso do negócio, como gargalos e formas criativas de superá-los.
  • Maior rapidez de aceleração da transição para uma cultura digital dentro dos veículos, tendo um maior uso de dados para auxiliar a tomada de decisões na redação, na área comercial e estratégica do negócio.
  • Desenvolvimento de uma visão mais integrada sobre o negócio, com atenção para as conexões entre estratégia, tecnologia, operações e finanças.

Andrei Paloschi, do Jornal O Município, de Santa Catarina, comenta: “Acredito que o Local Lab não termina nele mesmo, pois irá gerar reflexos ao longo dos próximos anos. Com base nos conhecimentos adquiridos, já iniciamos treinamentos com a equipe, fizemos implementações mais simples, alteramos estratégias e o principal: estaremos mais preparados para desenvolver nosso novo portal e buscar novas fontes de financiamento.”

O GNI Local Lab é um programa desenvolvido pelo Google em parceria com as consultorias Hypertext e Media.Monks e conta com o apoio das associações ANJ, ANER e AJOR, visando promover uma rede de ajuda mútua para fortalecer o ecossistema de notícias no Brasil.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Cecilia Malan mostrou como está a filha aos três anos de idade - Reprodução/Instagram

Criança

Cecilia Malan mostra foto inédita da filha de três anos e semelhança chama atenção

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura