Pesquisadores descobrem causa da morte misteriosa e súbita de bebês

Segundo eles, a falta de uma enzima na região do cérebro pode causar a Síndrome da Morte Súbita Infantil

Resumo da Notícia

  • Segundo pesquisadores, a causa da morte se da a deficiência de uma enzima na região do cérebro
  • A pesquisadora que lidera o estudo dedicou a carreira para encontrar a causa da morte
  • A pesquisa reuniu diversas amostras de sangue para fazer testes

Depois da morte inesperada de bebês menores de 1 ano de idade na Austrália, pesquisadores do Hospital Infantil de Westmead encontraram uma causa para a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI). Segundo eles, foi descoberto baixos níveis de uma enzima chamada butirilcolinesterase (BChE) nos bebês que faleceram.

-Publicidade-

A enzima é responsável por um papel essencial na região do cérebro excitação, de acordo com o site sobre notícias científicas, IFL Science. A falta da BChE aumenta o risco de morte súbita, pois acaba reduzindo a capacidade da criança em acordar ou responder ao ambiente externo.

Pesquisadores encontram gene que pode prevenir a doença de Parkinson
Pesquisadores descobrem o motivo da morte inesperada de bebês (Foto: Getty Images)

A pesquisadora Carmel Harrington comentou: “Um bebê aparentemente saudável dormindo e que não acorda é o pesadelo de todos os pais e, até agora, não havia absolutamente nenhuma maneira de saber qual bebê sucumbiria. Mas não é mais o caso. Os bebês têm um mecanismo muito poderoso para nos avisar quando não estão felizes.”

“Normalmente, se ele é confrontado com uma situação de risco de vida, como dificuldade para respirar durante o sono porque está de bruços, acorda e chora. O que esta pesquisa mostra é que alguns bebês não têm essa mesma resposta para a excitação”, continuou a mulher.

A cientista dedicou toda a carreira para descobrir a causa da síndrome após tragicamente perder o filho para a dessa forma há 29 anos. Liderando o estudo, a mulher publicou a descoberta no dia 06 de maio no eBioMedicine, uma revista científica.

Pesquisadores descobrem o motivo da morte inesperada de bebês
Pesquisadores descobrem o motivo da morte inesperada de bebês (Foto: Getty Images)

Após juntar 722 amostras de sangue para analisar os níveis da enzima BChE, os níveis foram comparados entre as mortes relacionadas à SMSI e a outros bebês que morreram por outras causas e, em seguida, em 10 crianças saudáveis.

“Esta descoberta abriu a possibilidade de intervenção e finalmente dá respostas aos pais que perderam seus filhos de forma tão trágica. Essas famílias agora podem viver sabendo que isso não foi culpa delas”, disse Carmel. Mesmo com a descoberta ainda há muito estudo pela frente, para confirmar a relação da enzima em bebês.