Primeiro lote de insumos da vacina de Oxford chega ao Brasil para produzir mais de 2,8 mi doses

Trazida da China para a Fiocruz, os ingredientes farmacêuticos ativos prometem render quase 3 milhões de doses da vacina para serem distribuídas pela população

Resumo da Notícia

  • Chega ao Brasil o primeiro lote de insumo da vacina de Oxford
  • Serão produzidas mais de 2,8 milhões de doses do imunizante
  • Entenda o assunto

No último sábado, 06 de fevereiro, chegou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro o primeiro lote do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para produzir as vacinas de Oxford/AstraZeneca na Fiocruz. Os insumos saíram da China, às 20h35 da última quinta-feira, no horário de Brasília.

-Publicidade-

Esse lote de insumos possibilita que sejam produzidas mais de 2,8 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, que começou a ser aplicada na população brasileira com 2 milhões de doses prontas que vieram importadas da Índia em janeiro.

O governo deverá comprar mais de 54 milhões de doses (Foto: Unsplash)

Apesar da notícia da chegada do IFA no Brasil ser positiva, esses insumos feitos para a produção da vacina de Oxford estão prontos desde o dia 10 de dezembro de 2020 para serem exportados para terrar brasileiras. O fato da liberação ter demorado muito fez com que houvesse um atraso no cronograma de vacinação no país.

O que é IFA?

O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) é feito de conjuntos de adenovírus, organismos vivos tratados em laboratório que têm a capacidade de fazer o corpo humano gerar anticorpos sem trazer qualquer risco para a saúde. Esses insumos que foram trazidos para o Brasil nesta semana foram fabricados pelo laboratório chinês Wuxi Biologics e vistoriados pela Anvisa no final de dezembro.

Vacinação em idosos em São Paulo

Na sexta-feira, 5 de fevereiro, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, adiantou a vacinação de idosos acima de 90 anos que estava prevista para a próxima segunda-feira, 8 de fevereiro. Foi determinado que os postos já possuem a quantidade necessária de imunizantes para começar a aplicação.

Nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro centros-escola a vacinação irá acontecer das 07h até as 19h. Já nos cinco pontos drive thru, localizados no Estádio do Pacaembu, Neo Química Arena, Autódromo de Interlagos, Centro de Eventos do Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, o horário de funcionamento é das 05h às 17h, e começa a partir da próxima segunda-feira, 8 de fevereiro.

(Foto: Freepick)

Para os idosos que possuem qualquer dificuldade de locomoção, a cidade estará a serviço para oferecer a vacinação em domicílio. Devem ser vacinados 32.837 idosos com mais de 90 anos, equivalendo a 16% desse público-alvo em todo o estado.

“Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa”, informou a Secretaria Municipal da Saúde em nota. Na UBS, é importante que seja levado o CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS, se tiver – o documento não é obrigatório.

Veja o calendário de vacinação:

– 05/02 – a partir de 90 anos em UBSs

– 08/02 – a partir de 90 anos em drive-thurs

– 11/02 – a partir de 85 anos

Locais centro-escola, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h

– Centro Escola Barra Funda (zona oeste) – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

– Centro Escola Vila Mariana (zona sul) – Rua Ambrosina de Macedo, 94

– Centro Escola Geraldo de Paula Souza (região central) – Av. Dr Arnaldo, 925

– Centro Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (zona oeste) – Av Vital Brasil, 1490