Publicado em 07/02/2021, às 07h46 - Atualizado às 07h49 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
No último sábado, 06 de fevereiro, chegou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro o primeiro lote do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para produzir as vacinas de Oxford/AstraZeneca na Fiocruz. Os insumos saíram da China, às 20h35 da última quinta-feira, no horário de Brasília.
Esse lote de insumos possibilita que sejam produzidas mais de 2,8 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, que começou a ser aplicada na população brasileira com 2 milhões de doses prontas que vieram importadas da Índia em janeiro.
Apesar da notícia da chegada do IFA no Brasil ser positiva, esses insumos feitos para a produção da vacina de Oxford estão prontos desde o dia 10 de dezembro de 2020 para serem exportados para terrar brasileiras. O fato da liberação ter demorado muito fez com que houvesse um atraso no cronograma de vacinação no país.
O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) é feito de conjuntos de adenovírus, organismos vivos tratados em laboratório que têm a capacidade de fazer o corpo humano gerar anticorpos sem trazer qualquer risco para a saúde. Esses insumos que foram trazidos para o Brasil nesta semana foram fabricados pelo laboratório chinês Wuxi Biologics e vistoriados pela Anvisa no final de dezembro.
Na sexta-feira, 5 de fevereiro, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, adiantou a vacinação de idosos acima de 90 anos que estava prevista para a próxima segunda-feira, 8 de fevereiro. Foi determinado que os postos já possuem a quantidade necessária de imunizantes para começar a aplicação.
Nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro centros-escola a vacinação irá acontecer das 07h até as 19h. Já nos cinco pontos drive thru, localizados no Estádio do Pacaembu, Neo Química Arena, Autódromo de Interlagos, Centro de Eventos do Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, o horário de funcionamento é das 05h às 17h, e começa a partir da próxima segunda-feira, 8 de fevereiro.
Para os idosos que possuem qualquer dificuldade de locomoção, a cidade estará a serviço para oferecer a vacinação em domicílio. Devem ser vacinados 32.837 idosos com mais de 90 anos, equivalendo a 16% desse público-alvo em todo o estado.
“Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa”, informou a Secretaria Municipal da Saúde em nota. Na UBS, é importante que seja levado o CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS, se tiver – o documento não é obrigatório.
– 05/02 – a partir de 90 anos em UBSs
– 08/02 – a partir de 90 anos em drive-thurs
– 11/02 – a partir de 85 anos
– Centro Escola Barra Funda (zona oeste) – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
– Centro Escola Vila Mariana (zona sul) – Rua Ambrosina de Macedo, 94
– Centro Escola Geraldo de Paula Souza (região central) – Av. Dr Arnaldo, 925
– Centro Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (zona oeste) – Av Vital Brasil, 1490
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil