Recebe alta o primeiro brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos

O homem de 41 anos foi contaminado durante viagem à Europa

Resumo da Notícia

  • O primeiro brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos recebeu alta
  • O paciente foi infectado durante uma viagem à Europa realizada no final de maio
  • Já se somam oito casos da varíola dos macacos no Brasil

Anderson Ribeiro, o primeiro brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos, recebeu alta nesta segunda-feira, 20 de junho. Depois de 14 dias de isolamento, ele deixou o Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Segundo o G1, o paciente foi infectado durante uma viagem à Europa realizada no final de maio.

-Publicidade-

Os primeiros sintomas do homem de 41 anos começaram quando ele retornou da viagem feita com sua mãe, na qual ele passou pela Espanha e Portugal. “Minha viagem foi por um motivo tão lindo, que era levar minha mãe para conhecer a Europa e comemorar o aniversário dela lá. Ela amou”, relatou Anderson.

Ele estava isolado desde o dia 6 de junho, e o diagnóstico do vírus foi confirmado no dia 9 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz. A mãe dele, que passa bem, está sendo monitorada, assim como as outras pessoas com quem ele teve contato. “As pessoas com quem eu tive contato não tiveram o vírus e isso é maravilhoso. Meu isolamento protegeu muitas pessoas. Isso é importante”, afirmou ele.

Anderson, que é gerente de produtos e projetos de recursos humanos, contou que as feridas já cicatrizaram e que o isolamento foi essencial para a recuperação. “O tempo era necessário para as feridas secarem, e quando a gente se cuida e toma as atitudes corretas frente a uma doença contagiosa, esse autocuidado protege os outros. Ficar isolado não é bom, mas foi necessário e isso me ajudou a passar esses dias”, explicou.

Anderson Ribeiro foi infectado durante viagem à Europa (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Completamente curado, ele planeja voltar a sua rotina de trabalho e rever sua mãe e amigos: “Estou cheio de saudades da minha mãe e dos meus amigos. Mesmo falando por vídeochamada todos os dias, nada substitui um abraço”.

No Brasil, já se somam oito casos da varíola dos macacos. O oitavo caso foi confirmado no último domingo, 19 de junho.