Publicado em 18/09/2015, às 17h08 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Os avanços da tecnologia também podem contribuir muito para a saúde. Especialmente quando se trata das crianças, é bom ter aliados que, por exemplo, facilitam o exame de sangue. Este momento já causa ansiedade, principalmente quando o paciente tem medo de agulha. Veja esta e outras opções de inovações que podem te ajudar!
GPS Vascular
O Vein Viewer, também chamado de GPS Vascular, traça um mapa do sistema vascular através de raios infravermelhos que conseguem captar a temperatura do corpo. Como as veias são mais quentes, ele projeta a imagem tridimensional dos vasos diretamente na pele. O aparelho evita dor e desconfortos desnecessários, pois as chances de sucesso de punção na primeira tentativa chegam a 80% (sem ele é por volta de 49%). Está disponível em todas as sete unidades do Laboratório Richet, no Rio de Janeiro, e pode ser solicitado para atendimento domiciliar com agendamento prévio.
AccuVein
Também é um aparelho que ajuda muito a fazer exames em crianças e idosos. É portátil e, quando posicionado em qualquer lugar do corpo, permite a visualização das veias, facilitando o exame em pessoas que têm as veias finas, como bebês e crianças menores. Está disponível em alguns laboratórios como o Alta Excelência Diagnóstica.
Fetoscopia virtual
É exame que consegue detectar as patologias em bebês antes do nascimento através da navegação intrauterina usando imagens em 3 dimensões. O procedimento é totalmente virtual e não invasivo. A técnica utiliza imagens de ultrassonografia 3D e ressonância magnética para criar a navegação, feita a partir da fusão e manipulação das imagens dos exames.
Usando as imagens obtidas com os exames, os médicos conseguem navegar virtualmente em 3D, como se estivesse enxergando o bebê com uma câmera dentro da barriga. A fetoscopia virtual não prejudica o feto ou a gestante. O exame está disponível no Rio de Janeiro no Alta Excelência Diagnóstica, em Botafogo.
Aplicativo “Alergia a Medicamentos”
É um aplicativo muito simples de ser utilizado. O paciente registra remédios e princípios ativos aos quais é alérgico. No momento que for comprar, ele digita o nome do remédio e o aplicativo se ele pode ou não usar o produto. O paciente tem também um espaço para registrar o nome do seu médico, caso haja alguma emergência, além do telefone do SAMU.
O aplicativo está disponível para iPhone (iOS) e Android e é possível encontrar todos os remédios registrados no Brasil pela Anvisa, até agosto de 2015.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista