Tecnologia ajuda a levar informação para comunidades afastadas de Salvador

O editor da Agência de Notícias das Favelas afirmou que a tecnologia foi essencial para se informar durante a pandemia

Resumo da Notícia

  • Tecnologia ajudou a levar informação para comunidades afastadas de Salvador;
  • O avanço da internet proporcionou às favelas a oportunidade de ter mais acesso;
  • A ANF, uma das agências mais influentes de Salvador, vem promovendo eventos para divulgar notícias das comunidades;

O avanço da tecnologia permitiu a chegada da internet em massa nas comunidades mais afastadas, que antes recebiam informação apenas pelo rádio, altos falantes e os impressos pelos bairros, teve ascensão. Isso tem proporcionado também avanço no acesso às informações, com as vantagens de redução de custos e um alcance maior de acessibilidade.

-Publicidade-

A Agência de Notícias das Favelas, localizada no Bairro da Paz, em Salvador, desenvolve um papel importante na comunicação do bairro, e a tecnologia foi primordial em um dos períodos mais difíceis que o bairro viveu, em abril deste ano, quando as fortes chuvas inundaram a sede da ANF.

Tecnologia ajuda a levar informação para comunidades afastadas de Salvador
Tecnologia ajuda a levar informação para comunidades afastadas de Salvador (Foto: Eric/ANF)

O editor da Agência de Notícias das Favelas, Paulo de Almeida Filho, de 40 anos, morador do bairro, acredita que a tecnologia torna a comunicação ainda mais ágil, principalmente nesse período de pandemia.

“Diante do cenário de pandemia da Covid-19 e em episódios de calamidade como a enchente deste ano, a tecnologia facilita o acesso à informação, tornando-a mais ágil, tanto para denunciar os problemas, quanto para buscar ajuda, as articulações construídas através do uso da tecnologia é um fator importante neste contexto”, afirma o jornalista.

“A população da favela sempre produziu e buscou informação e conhecimento, apesar das inúmeras dificuldades. A internet é uma ferramenta importante para ampliar o que é realizado pelas favelas do Brasil e tem agregado de maneira significativa para fazer da comunicação comunitária uma importante ferramenta, combatendo às fake news, e levando informação de qualidade para a população dos bairros”, conclui Paulo de Almeida, editor da ANF.

A ANF, uma das agências mais influentes de Salvador, ao longo dos anos, vem promovendo encontros e construindo relações com diversas instituições sociais que lidam diretamente ou indiretamente com a comunicação das favelas.