Saúde

Três crianças morrem em São João del Rei: pais temem doença desconhecida e cidade fecha escolas

As Secretarias de Saúde Municipal e do Estado investigam se as mortes têm alguma relação com a bactéria Streptococcus pyogenes - (Foto: Reprodução/O Tempo)
(Foto: Reprodução/O Tempo)

Publicado em 24/10/2023, às 19h15 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo


As mortes de três crianças em São João del Rei vem gerando preocupação entre pais e famílias da cidade. Os óbitos aconteceram no último mês e são de crianças que tinham 3, 9 e 10 anos. Outras quatro estão internadas em hospitais da cidade com acompanhamento das equipes de Vigilância em Saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de São João del Rei, ainda não existe confirmação do que pode ter provocado as mortes e não há vínculo epidemiológico entre as crianças. Até o momento, a única confirmação é que as três crianças que tiveram febre e dor de garganta morreram devido a um tipo de infecção.

Sintomas em comum

Em comunicado, a Secretaria de Saúde afirmou que o "município não está enfrentando um surto". "Há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis", diz a nota.

Suspeita de infecções por Streptococcus

As Secretarias de Saúde Municipal e do Estado investigam se as mortes têm alguma relação com a bactéria Streptococcus pyogenes. A suspeita de infecção pela bactéria surgiu após a morte de um menino de 10 anos, em 24 de setembro. A declaração de óbito emitida pela Santa Casa da cidade atestou Sepse por Streptococcus pyogenes como causa de morte.

A criança deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei com quadro séptico, febre e infecção de garganta. Mas de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não houve coleta de material e confirmação laboratorial de ser infecção por Streptococcus. As informações são do site do jornal local Hoje em Dia.

Último caso está sendo investigado

Em entrevista à Pais&Filhos, o Dr. Frederico Escaleira, pai de Lucas, João e Pedro, médico, deputado federal e ex-diretor da  Santa Casa de São João Del Rei, informou que o caso do óbito mais recente foi de uma menina de 10 anos, que faleceu ontem, por volta das 10h da manhã. Ela apresentou sintomas de dor de garganta entre quinta e sexta-feira, teve uma piora no sábado com quadro de febre, e no domingo recebeu atendimento em uma UPA.

Na madrugada de domingo para segunda-feira, a menina foi transferida às 3h para a Santa Casa de São João Del Rei e acabou falecendo em um período de apenas 5 horas. Ela não tinha histórico prévio de outras doenças. A criança ainda apresentou lesões nas extremidades das pontas de dedos, o que poderia indicar necrose, como sinal de uma infecção generalizada. Esse quadro, apesar de muito raro, foi avaliado pela equipe da Santa Casa de São João Del Rei.

Cenário preocupante

Os casos de mortes e internações ainda sem motivos de saúde definidos vêm preocupando muitas famílias de São João Del Rei. Dr. Frederico, que atuou como diretor da Santa Casa da cidade por quase 4 anos, se solidarizou com os familiares crianças e reforçou a importância de que os pais procurem ajuda médica em qualquer sinal de doenças infecciosas, como dor de garganta, erupções ou manchas na pele e boca, febre, entre outros.

"Nós nunca nos deparamos com essas mortes suspeitas de crianças em um período tão curto. É um cenário extremamente preocupante em uma cidade como São Joao del Rei", diz Dr. Frederico. 

São João Del Rei encara cenário preocupante (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Escolas municipais de São João del Rei são fechadas

A Prefeitura de São João del Rei fechou as escolas municipais na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, após mães de estudantes se reunirem para pedir o fechamento, o que foi acatado pelo Executivo.

De acordo com a Prefeitura, as instituições passarão por uma desinfecção e limpeza generalizada a partir desta quarta-feira, 25 de outubro. Não foi informada a previsão de reabertura das escolas.

"Não é o problema solucionado, mas é uma medida cautelar que estamos buscando para atender, especialmente a preocupação de pais de alunos, que merecem todo esse carinho do município e essa atenção", afirmou a assessoria, segundo informações do G1.

Medidas de prevenção e higiene

A Secretaria Municipal de Saúde também recomenda que diante de qualquer sintoma, os pais e responsáveis devem buscar atendimento médico.  Também foram indicadas medidas protetivas, como higienização das mãos, uso do álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais (copos, talheres, garrafas) e manter o esquema vacinal atualizado de acordo com o calendário nacional de imunização.


Leia também

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Junior conta sobre intimidade após paternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"

Menino tem cabelo que que parece os Beatles - Reprodução/Nypost

Bebês

Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’

Gisele Bündchen e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário

Giovanna Ewbank revela que filho gastou dinheiro dela em conta bancária - Reprodução / Instagram / @gioewbank

Criança

Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”

Isis Valverde posta foto ao lado de sogra no Instagram - Reprodução/Instagram

Aniversário

Isis Valverde posta foto ao lado de sogra em evento da família de Marcus Buaiz e faz declaração: “Amor”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!