Gravidez

Chegou a hora! Como identificar as contrações do parto

Você pode até sentir calafrios!

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

pregnant-woman-in-delivery-room-picture-id836182998

(Foto: iStock)

Assim que a data do nascimento se aproxima, você já começa a se preparar para as contrações, mas como elas são? De acordo com os especialistas, isso pode ser difícil de especificar. Mesmo sendo diferente em cada caso, há algumas pistas que indicam se o que você está sentindo são realmente as contrações pré-parto.

Vamos ao primeiro: contrações podem parecer cólicas menstruais mais fortes, acompanhadas de calafrios. Pelo menos, essa é a descrição mais comum.

Você também pode sentir como um aperto no útero. Essas fortes contrações ajudam a colocar o bebê em posição para a hora do parto. É uma grande cãibra muscular, levando em consideração que o útero inteiro se contrai, então, você pode sentir o desconforto no abdômen, dos lados ou nas costas.

Outra comparação que as mulheres fazem é com a dor de gases. Se as dores não se acalmam após ir ao banheiro, já pode acender o alerta! “As variações dos sintomas dependem do formato e tamanho do útero, da posição do bebê, forma e tamanho do abdome da gestante e ligamentos uterinos e se já teve outras gestações”, explica o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, pai de Gabriela, Guilherme, Gaby e Victor. O especialista disse que cada mulher apresentará um quadro de trabalho de parto diferente, mas a finalidade das contrações sempre será dilatar o colo uterino para formar o canal de parto, finalizando o período expulsivo”, finaliza.

Se você ainda não tem certeza se o seu bebê está realmente chegando, monitore a força dessas contrações. Se as contrações não passam, começam fracas e cada vez ficam mais fortes, chegou o momento de ir ao hospital.

 

Leia também:

Contrações antes da hora

Três sinais de que você está em trabalho de parto

Três sinais de que é hora de ir pra maternidade