Gravidez

Exames que você precisa fazer antes de se tornar mãe

Contamos todos os exames que você precisa fazer antes de se tornar mãe

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Exames que você precisa fazer antes de se tornar mãe

Você descobriu que está grávida, já contou para toda a família e comemorou, riu, chorou. Eis o momento em que a futura mãe costuma se perguntar: “Será que o meu bebê está bem? O que eu faço agora?”. Bom, procurar um obstetra é o primeiro passo. É ele quem estará com você acompanhando tudo o que acontecer em sua barriga pelo menos até o momento do tão esperado – e temido – parto.

Esse acompanhamento gestacional ajuda a identificar problemas que possam vir a assolar a mãe e o feto. A ação preventiva é a melhor maneira de evitar o desenvolvimento de doenças que possam prejudicar a gravidez. Os exames pré-natais devem ser feitos por todas as mulheres gestantes, apresentem elas gravidez de risco ou não.

O ideal é que a mulher que esteja pensando em engravidar já procure logo seu ginecologista e comece os exames de check-up. Será visto se há predisposição genética (no histórico familiar dos futuros mãe e pai, por exemplo) para o desenvolvimento de alguma doença; se existem fatores que tornem a gravidez de risco (como beber, fumar, etc.); entre outras medidas. O intuito aqui também é identificar possíveis patologias logo de cara para saber como lidar com o problema durante a gestação, conferindo um desenvolvimento mais saudável para mãe e bebê.

Mas como muitas vezes a cegonha chega sem ser chamada, a gente preparou uma lista básica de exames a que a futura mãe deve se submeter antes de o bebê nascer.

Na 1ª primeira bateria de exames haverá: tipagem de sangue ABO e Rh, hemograma, detecção de doenças como diabetes, sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite, HIV 1 e 2, cultura de urina e exame de fezes.
Pouco tempo depois, será feito um ultrassom transvaginal para verificar se o embrião está bem implantado no útero e também para delimitar o tempo de gestação e se ela é múltipla (prepare-se para esta revelação!).

Até a 12ª semana de gravidez será realizada a biópsia de Vilocorial, para examinar fragmentos da placenta. Da 15ª até a 24ª semana de gestação haverá coleta do líquido amniótico, chamada amniocentese. Ambos os exames são invasivos e indicados para gestantes que tenham mais de 35 anos ou para as que estão abaixo desta idade, mas que têm histórico familiar de doenças cromossômicas (como a Síndrome de Down).

Entre a 14ª e 16ª semanas de gravidez será feito o ultrassom morfológico de 1º trimestre, que