Gravidez

Sexo durante a gravidez: veja como retomar a intimidade durante esse período

Importância da intimidade sexual na gravidez - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 18/01/2022, às 14h09 - Atualizado às 14h33 por Redação Pais&Filhos


Quando o assunto é sexo na gravidez, aparecem diversas dúvidas a respeito do assunto, especialmente quando é relacionado à falta de libido ou o excesso dele.

Durante esse período, é importante manter a intimidade no relacionamento. Lou Paget, a educadora sexual e autora do livro Hot Mamas, diz que sexo durante a gravidez é justamente sobre isso: se conectar com a outra pessoa. “Eu vi muitos relacionamentos acabarem porque as pessoas pararam de ter qualquer forma de intimidade – até mesmo tocar – durante a gravidez”, disse ela.

Sexo na gravidez
Importância da intimidade sexual na gravidez (Foto: Getty Images)

Importância da intimidade

De acordo com a obstetra Lauren Streicher, autora de “Ame sexo novamente: a Ginecologista que Finalmente Corrige os Problemas que Estão Sabotando Sua Vida Sexual”, se manter conectada com o parceiro é extremamente importante na gravidez. “As mulheres podem se sentir vulneráveis ​​porque tudo isso é novo – pode ser assustador”, disse ela. “Manter a intimidade é uma maneira de os casais passarem por isso juntos”, acrescentou.

Durante a jornada de nove meses, explore seus sentimentos. Pode haver conflitos sobre ter uma vida sexual durante a gravidez, mas de acordo com Lauren “As mães não devem necessariamente ter orgasmos ou pensamentos sensuais. Fazer sexo neste momento, mostra que, ainda assim você é uma pessoa sexual. Se permita apreciá-la.

Mantenha as linhas de comunicação abertas:  Afinal, seu parceiro também pode estar inseguro, evitando o sexo ou apenas sendo gentil, mesmo que não perceba. “Seu parceiro pode se sentir culpado por ter sentimentos sexuais em relação à mulher que será a mãe de seu filho”, disse a Dra. Streicher. Ele também pode estar com medo de machucar você ou o bebê. Em ambos os casos, resolva quaisquer sentimentos estranhos para que vocês possam trabalhar juntos.

Importância do sexo na gravidez
Importância do sexo na gravidez (Foto: Reprodução/ Getty Images)

Lide com isso: Seu corpo passa por algumas mudanças incríveis que podem tornar as coisas um pouco diferentes na relação. Por um lado, seus seios podem ser sensíveis e macios – possibilitando, até mesmo, que o primeiro leite vaze, quando estimulado. “Alguns casais podem achar isso sexy e, para outros, é angustiante”, afirmou a Dra. Streicher. “Mas não há nada de errado com isso”, continuou. “Alguns casais colocam um lençol à prova d’água porque um pouco de urina vai sair, e é assim que é”, acrescentou.

Supere a si mesma: Mesmo que você se sinta indesejável ou que não tenha interesse em sexo durante a gravidez, é importante encontrar maneiras de estar perto de seu parceiro. “Você ainda precisa ser abraçada, tocada”, ressaltou a Dra. Streicher. Este pode ser uma ótima oportunidade para tomar um banho juntos, massagear as costas um do outro ou aconchegar-se no sofá.

Costumes comuns: Com as mudanças pode se tornar difícil relembrar o que era comum e familiar entre vocês. “Você pode querer revisitar a pizzaria onde fizeram sua primeira refeição juntos”, afirmou Lou Paget. “Fazer coisas que você fez antes, não relacionadas à gravidez, ajuda você a manter seu relacionamento”, acrescentou.

Todas as informações acima, possuem apenas um caráter informativo, não podendo ser considerado um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual. É importante sempre procurar por um médico especialista que atenda especificamente suas necessidades, seguindo um conselho direto dele.

Extraído da revista Parents, copyright ©️ 2014 Meredith Corporation. Todos os direitos reservados. Reimpresso com permissão. Sujeito às leis e tratados nacionais e internacionais de propriedade intelectual. Parents®️ é uma marca registrada nos EUA da Meredith Corporation.


Leia também

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Mãe faz penteado maluco insipirado no trolls - Reprodução/ Instagram

Criança

Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Arthur Aguiar e Jheny Santucci estão esperando o primeiro filho juntos, depois de terminarem o namoro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Namorada de Arthur Aguiar chora ao desabafar sobre problema com o filho recém-nascido

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Mãe descobre que filha estava deixando bilhetes com pedidos à faxineira (Fotos: reprodução TikTok)

Família

Mãe conta que descobriu que filha de 6 anos estava deixando recados para faxineira e viraliza

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!