;
Bebês

5 truques para estimular a coordenação motora do seu bebê

É mais fácil do que parece

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

A gente te ajuda a desenvolver as habilidades motoras do seu bebê (Foto: Getty Images)

A interação com seu bebê é bem importante para o desenvolvimento completo dele. Separamos dicas para você que tem filhos de 6 a 12 meses de idade,esses truques ajudam a desenvolver as habilidades motoras da criança. Você vai ver como é fácil, são tarefas do dia a dia:

Brinque de pedalar

Deite seu bebê de costas, segure-o pelos tornozelos, dobre suavemente os joelhos sobre sua barriga e estique-os depois disso. Repita os movimentos, dessa vez cantando ou repetindo palavras, como “dentro” e “fora” ou “dobra” e “estica”.

Pratique agarrar

Com o seu bebê deitado de barriga para cima, balance um brinquedo acima dele para ver se ele pode agarrá-lo. Conforme ele corresponde os estímulos, mova o objeto para cima, para baixo, para os lados e em círculo. Não se esqueça de alterar os brinquedos – dessa maneira ele aprende a usar cada vez mais sua mão. Dar blocos para ele brincar também ajuda a desenvolver habilidades motoras finas, assim como a linguagem: enquanto ele aprende a montar, você conversa com ele.

Use e abuse de bolas

Sente seu bebê em uma bola de exercício e segure-o com firmeza pelos quadris. Incline o bola lentamente em diferentes direções para que ele possa aprender a trocar o peso de lado, o que irá fortalecer seus músculos do abdômen e melhorar seu equilíbrio. Quando seu filho ficar melhor nesse exercício, você pode tentar aumentar a velocidade em que faz as trocas de lado.

Brinque de alongar

Ajude-o a sentar no chão e coloque um brinquedo na sua frente, perto o suficiente para que ele consiga buscar, e então mova-o de lugar, para que a criança tenha que se mexer para pegar novamente o brinquedo. Tentar isso com objetos de diferentes pesos e formas permite que ele pratique e melhore a coordenação motora dele. Certifique-se também que os brinquedos não oferecem nenhum risco para a saúde do bebê e solte peças pequenas que podem ser engolidas.

Crie obstáculos

Quando seu bebê começar a engatinhar, bloqueie o caminho dele com um travesseiro e incentive-o a rastejar sobre isso. Você pode segurar um brinquedo do outro lado do travesseiro para que ele se sinta encorajado a se mover.

Leia também:

Menos atividade física deixa as crianças com poucas habilidades motoras

9 benefícios que a música proporciona às crianças

6 brincadeiras para estimular o desenvolvimento das crianças