Notícias

Glória Perez se inspira em linchamento real de suposta sequestradora de crianças para “Travessia”

Intepretada por Lucy Alves, a personagem Brisa é vítima de fake news em Travessia - Fabio Rocha
Fabio Rocha

Publicado em 15/10/2022, às 11h03 - Atualizado às 11h03 por Redação Pais&Filhos


A autora Glória Perez mostra em “Travessia”, nova novela das 21h da Globo, que estreou ontem, dia 10 de outubro, como a propagação de notícias falsas pode arruinar a vida de alguém por completo. Na história fictícia, Brisa, interpretada pela atriz Lucy Alves, é confundida com uma sequestradora de bebês no interior do Maranhão e precisa fugir de uma multidão enfurecida para não ser agredida.

Da ficção a realidade. A história foi inspirada no caso real do linchamento de Fabiane Maria de Jesus. A mulher tinha 33 anos de idade, era dona de casa, casada e tinha dois filhos. Ela foi espancada até a morte por moradores do próprio bairro, no Morrinhos, que fica fica localizado na periferia do Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014.

Intepretada por Lucy Alves, a personagem Brisa é vítima de fake news em Travessia (Foto: Fabio Rocha)

A causa da agressão contra a dona de casa foi porque ela foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças, que teve o retrato falado divulgado e propagado em páginas do Facebook. No dia 3 de maio, Fabiane  tinha acabado de sair de casa usando uma bicicleta para buscar a Bíblia para ir até a casa de uma parente, mas nunca chegou ao destino.

De acordo com a Polícia Civil, o retrato falado que foi ligado equivocadamente a Fabiane era de 2012, ou seja, de dois anos antes. O retrato tratava-se de uma mulher acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua da Zona Norte do Rio de Janeiro. Logo, não havia qualquer sequestradora de bebês sendo procurada na cidade em que vivia a dona de casa. O engano acabou resultando em uma tragédia.

Fabiane Maria de Jesus acabou sendo assassinada, após ser confundida com um retrato falado antigo e linchada por morados da periferia do Guarujá em 2014 (Foto: Reprodução/Splash Uol)

Após o linchamento, a vítima foi arrastada até uma passarela e encontrada por policiais militares já em estado grave. Ela foi socorrida , mas acabou morrendo dois dias depois. O ocorrido causou uma forte comoção nacional e chocou a todos. Em entrevista ao Gshow, a escritora Glória Perez disse ter ficado em choque com o caso da Fabiane na época do incidente.

“No caso da Fabiane, não tinha nenhuma sequestradora sendo procurada. Alguém mudou de graça um retrato, e ao chegar em uma praça, alguém reconheceu a mulher porque tinha visto aquela foto no Facebook. E aí começam a dizer tem uma sequestradora ali e acontece aquele fenômeno da multidão, né? Aquilo vira um rastilho de pólvora. A pobre moça foi linchada”, disse a autora de “Travessia”.

O que aconteceu com os autores do crime?

Os cinco homens que participaram do linchamento foram condenados à pena máxima de 30 anos de reclusão cada e a pagar uma indenização à família de R$ 550 mil, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Na senteça de um deles, o juiz classificou o episódio como uma “barbárie atípica”, além de afirmar que o condenado tinha “afinidade com a monstruosidade”.

Duas mulheres, Daiana e Camila, também foram responsabilizadas por acusarem injustamente a Fabiane, que acabaram sendo indiciadas por incitação ao crime. As imagens gravadas nos celulares das testemunhas serviram para ajudar a polícia a identificar os principais agressores.

Porém, as pessoas responsáveis pela divulgação das informações falsas nas redes sociais não foram responsabilizadas pelo ocorrido. Com toda a repercussão do caso, um projeto de lei foi criado para incluir a divulgação de notícias falsas no Código Penal, mas está no Congresso aguardando votação até hoje.

Família da Fabiane hoje

Após passados oito anos do linchamento, a família de Fabiane processa o Facebook e pede uma indenização de R$ 36 milhões à rede social. Elas acabaram perdendo nas duas primeiras nstâncias e aguardam julgamento do caso no STF (Superior Tribunal Federal).

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo , no último domingo, dia 9 de outubro, Yasmin, filha mais velha de Fabiane, diz que espera um final diferente para personagem de Lucy Alves na novela Travessia. “Só espero, sinceramente, que o final dessa personagem seja diferente da minha mãe, que ela consiga fazer justiça, ela consiga ter um final feliz junto com a família dela, né?”, disse a jovem, que tinha 13 anos quando a mãe foi assassinada.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Foto: Reprodução

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Mãe de Alexandre Nardoni morre - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Foto: Arquivo Pessoal

Bebês

Após 3 anos no hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta