Pais

7 mitos e verdades sobre o pós-parto

Descubra os principais cuidados que você precisa ter durante a quarentena

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

mom-and-baby-picture-id614980640

(Foto: istock)

Você já passou pelo processo de descobrir que iria ser mãe, pela ansiedade de ver a carinho do seu bebê, pelas dores, cansaço e ele finalmente chegou! Mas e agora? O que se pode ou não fazer durante o pós-parto? Esse é um assunto que sempre gera muitas dúvidas e medos.

Maria Elisa Noriler, ginecologista e obstetra, mãe de Luiza e Beatriz, explica o que é mito ou verdade:

É melhor evitar ter relações sexuais durante a quarentena? Verdade!

Quando a mulher realiza o parto normal, a penetração pode causar dor, machucar e até causar uma inflamação. Já na cesárea, além do risco maior de infecção, podem ser desencadeados ferimentos na incisão abdominal, que está sensível e em processo de cicatrização. Por isso, o mais aconselhável é esperar 40 dias. Lembrando que sexo não se resume apenas em penetração, neste momento ele pode ser feito pelo casal de outras formas menos perigosas.

A mulher não pode lavar o cabelo durante a quarentena? Mito!

Esse é um antigo mito popular de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça deixando a mulher louca, o que não passa de uma bobagem. Na quarentena não há perigo nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

Na quarentena é normal a redução da libido? Verdade!

Quando a placenta é retirada há uma queda dos hormônios que reduz a libido e afeta a lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina com o bebê pode fazer com que a mulher deixe o sexo em último plano. Porém, com o passar do tempo, tudo tende a ser como era antes.

Nessa fase a mulher pode engravidar? Verdade!

Apesar da chance nesse período ser pequena por causa da amamentação e também porque a fertilidade retoma normalmente 45 dias após o parto, engravidar não é impossível. Por isso, o aconselhável nesta fase é a utilizar um método contraceptivo eficaz de uso permitido durante a lactação.

Nesse período não se pode praticar atividade física? Mito!

Realizar exercícios leves como caminhada, yoga e atividades de alongamento estão liberadas após 15 dias para os casos de partos normais e 30 para as cesáreas.

Amamentar favorece a queda das mamas? Mito!

O que colabora ou não para isso é a predisposição genética da mama e também o número de gestações que a mulher teve, já que o esticamento da pele pode deixar a área mais flácida.

Amamentar ajuda a mulher a emagrecer? Verdade!

Durante essa fase, o metabolismo da mãe fica mais acelerado para a produção do leite. Para produzir a substância, elas perdem 400 calorias por dia, o equivalente a 30 minutos de corrida.

 

Leia também:

Saiba como controlar a queda de cabelo no pós parto

Sexo no pós-parto: 4 fatos que podem chocar, mas que têm solução

Depressão pós-parto é mais comum em mães adolescentes, diz pesquisa