;
Criança

Desenho de garoto brasileiro inspirado nos refugiados ganha menção honrosa da ONU

Ele foi um dos 70 selecionados no mundo inteiro. Veja a pintura

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

menino-desenho-onu

Foto: (Reprodução/g1)

Antonio Marques Tavares, tem apenas 9 anos e ficou conhecido mundialmente pelo seu desenho com tema refugiados. Ele foi selecionado em um concurso da Organização das Nações Unidas (ONU) que contou com 17 mil trabalhos.

O concurso “Crianças pelos direitos humanos” teve como objetivo incentivar crianças e pré-adolescentes a ter uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos. Elas foram convidadas a produzir obras que levantassem essa questão. O evento foi promovido pelo Serviço de Informação das Nações Unidas (UNIS) em Genebra, na Suíça, e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e o resultado foi divulgado Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.

Tonico, como é chamado pelos mais íntimos, foi um dos 70 selecionados do concurso em comemoração aos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, realizado pela ONU. Ele é estudante do 4° ano da Escola Estadual Professora Nancy de Rezende Zamarian. A professora de artes, Denise, sugeriu que os alunos participassem do concurso, mas ele foi o único que trouxe o desenho no dia seguinte.

“Ele queria escrever as palavras paz e liberdade e eu o ajudei a procurar as palavras em inglês. Antonio é uma criança muito sensível e talentosa e sempre está interessado em participar de tudo o que aparece”, disse Denise ao G1.

refugiados - premio

Foto: (Reprodução/g1)

“A mão representa o sofrimento e o sol amarelo representa a esperança”, explicou a mãe do jovem artista, Juliani Vieira, em entrevista ao G1. Apesar da pouca experiencia, o menino tirou as informações das reportagens que vê na TV e na história da sua família, já que o seu tataravô veio da Itália para o Brasil para fugir da 2ª Guerra.

O desenho ficará exposto na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça e depois fará parte do acervo do Museu de Arte Infantil da Rainha Sofia, da Fundação Gabarrón, em Valladolid, na Espanha.

Leia mais:

Exposição de arte para ‘público escolar’ é considerada ofensiva e cancelada 

Conheça o maior museu de arte contemporânea a céu aberto no Brasil! 

9 obras de arte que as crianças vão adorar