A posição faz a diferença
Ainda não inventaram um Kama Sutra da fertilidade, mas existem posições sexuais que podem aumentar as chances de engravidar
Se você está tentando engravidar, provavelmente já deve ter escutado a velha dica de permanecer deitada por um tempo após o sexo com os quadris elevados. O ginecologista Augusto Bussab, especialista em reprodução humana, confirma a eficiência da técnica: “Quando o homem ejacula, o sêmen sai mais denso e, após alguns minutos, ele se liquefaz. Quando a mulher coloca um apoio em baixo do quadril (isso enquanto estiver deitada), como uma simples almofada, ela muda o anglo de inclinação da vagina, ‘represando’ este sêmen na entrada do colo do útero”, explica.
Por cima ou por baixo?
Segundo o especialista, as posições que favorecem a permanência do sêmen por um tempo maior dentro da vagina aumentam as chances da concepção, como a tradicional “papai e mamãe” (com o homem por cima), pois permite uma penetração mais profunda, e também a penetração vaginal por trás, do tipo “cachorrinho” ou “de ladinho”. Posições em que a mulher fica por cima ou em que os parceiros estejam de pé são menos favoráveis.
Leia também:
Claro que qualquer relação sexual, independente da posição, pode gerar uma gravidez, mas, se você quer mesmo potencializar suas chances de conceber, talvez seja melhor não contrariar a lei da gravidade.
E o orgasmo feminino, é essencial?
Com o orgasmo feminino, o útero se contrai e isso facilita a subida do sêmen para dentro do útero, mas ele não é imprescindível para que a mulher engravide. Apesar de não ser extremamente necessário, a tentativa ao orgasmo não faz mal, então divirta-se.
Um fator que ajuda os espermatozóides a chegarem ao destino certo é o período fértil. “A mulher fica com a vagina mais lubrificada em decorrência do muco que produz”, explica o dr. Bussab.
Consultoria: Augusto Bussab é ginecologista, especialista em reprodução humana, filho de Nemtallah e Neuza. Site: Eu quero ser mãe