Saúde

Hiperêmese gravídica: entenda a complicação que Tatá Werneck sofre durante a gravidez

Saiba também como se prevenir!

Izabel Gimenez

Izabel Gimenez ,filha de Laura e Décio

(Foto: Reprodução/Instagram/@rafaavitti)

Tatá Werneck está na primeira gestação e assustou os fãs ao contar sobre uma complicação na gestação. Ela já tinha comentado sobre a endometriose e por isso precisava ficar de repouso para não ter futuros problemas. Recentemente, ela conversou com os seguidores e disse estar sofrendo de  hiperêmese gravídica.

O nome é complicado e não é muito conhecido, por isso, muitas das pessoas que acompanham a atriz se assustaram. Decidimos explicar o que é esse problema da Tatá e te ensinar como se prevenir ou cuidar para que o quadro não piore.

Como a própria apresentadora disse, a complicação causa vários episódios intensos de vômitos, enjoos ou tonturas que provocam desidratação, perda de peso e carência nutricional. De acordo com Tatá, por conta disso, ela sente “Vontade de vomitar todos os órgão”

A obstetra, Dra. Maria Elisa Noriler, explicou que o quadro começa entre a 14° e a 16° semana e existem alguns métodos para diminuir os sintomas. “É orientado também que a grávida tenha uma alimentação mais leve e abuse de alimentos gelados, pois ele irrita menos a parede gástrica. Líquidos como água de coco e isotônicos também são indicados, pois são ricos em eletrólitos que ajudam a controlar a desidratação. Em casos mais severos, às vezes há a necessidade de internação.”

Para as mulheres que estão tentando engravidar, existem alguns cuidados que podem tomar para não sofrer no futuro.  “Aconselhamos a fazer atividade física, tentar se afastar de situações estressantes. Fazer um bom planejamento da gestação. Manter-se sempre hidratada e quando estiver grávida não forçar alimentos que não esteja a fim de comer. Diminuir também o uso de perfumes e hidratantes, que podem estimulam a náusea. Por último, acupuntura, yoga e psicoterapia também ajudam a melhorar o quadro de hiperêmese gravídica”, explica a especialista.

Leia também:

Tatá Werneck posta foto e se declara para Rafa Vitti após anúncio da primeira gravidez

Tatá Werneck fala que vomitou em médico durante consulta e brinca: “Configura falta de educação?”

Tata Werneck mal assumiu a gravidez e já recebeu declaração da sogra