Bebês

Bebê conforto: passo a passo para instalar no carro com segurança e sem neura

iStock
iStock

Publicado em 23/08/2018, às 16h22 - Atualizado em 24/08/2018, às 11h17 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias


Bebê conforto no carro é sinônimo de segurança. Vamos sempre bater na tecla de que isso é prioridade nas viagens em família. Uma das principais dúvidas é sobre a idade máxima que a criança pode ficar no bebê conforto, ou seja, quando precisa ir para a cadeirinha. Nós te damos a resposta: de 0 aos 13 kg seu filho precisa ficar no bebê conforto. Pesquisamos tabelas de peso e idade e a média é que uma criança de 13 quilos tenha entre 1 e 2 anos, mas isso varia bastante.

E para você não ter dúvidas na hora de instalar o produto conversamos com Diego Spino, gerente de marketing da Dorel Juvenile, que é proprietária das marcas Maxi-Cosi, Quinny, Infanti, Safety 1st e  Cosco, além de Voyage, Baby Art e Tiny Love, e pai de Nina, Iara e Jorge, e dividimos suas orientações em 7 itens.

Quando ir para a cadeirinha?

Para complementar existe uma norma que é responsável por classificar os produtos destinados às crianças por peso para aumentar a segurança. De acordo com as regras, o bebê conforto é indicado para aqueles que pesam de 0 a 13kg e a cadeirinha é feita para os de 9 a 18kg. Você pode perceber que existe um cruzamento de peso entre as normas sobre a cadeirinha e o bebê conforto, por isso, quem tem que prestar atenção nesses detalhes é você. Se o seu filho tem entre 9 a 13kg, ele pode ficar no bebê conforto ou na cadeirinha, depende da estrutura corporal da criança.

“Leve em consideração a altura, pois a metade da cabeça da criança não pode ficar para fora do bebê conforto e os pés não podem ficar muito encolhidos. Mas lembre-se, os fabricantes recomendam que os pais deixem a criança de costas o maior tempo possível”, finaliza Diego.

Posição correta

O bebê conforto pode ir no banco da frente apenas em casos excepcionais, na maioria deles o recomendável é que seja no banco traseiro. Mas caso você tenha uma caminhonete, por exemplo, se enquadra na exceção: “Nessa circunstância, os pais podem usá-lo no banco da frente, mas de costas para o movimento, sempre”. Porém nunca coloque o bebê conforto de frente, é sempre de costas. “A razão disso é porque ele é desenvolvido para crianças menores, andando na posição correta as costas e o pescoço ficam mais protegidos em caso de algum impacto”, explicou Diego.

Principais regras

Ficou claro que o bebê conforto tem que ficar de costas, né? Essa é uma regra que precisa ser obrigatoriamente seguida. Mas existem outras especificações superimportantes na hora de usar esse produto.

Uma coisa que você talvez não saiba é que, se o seu carro possui um airbag que possa atingir o bebê conforto, ele precisa ser desligado. “Em caso de algum acidente, se ele inflar pode impactar o produto e machucar muito a criança”, apontou.

Fora isso, vale lembrar que você deve usá-lo sempre com o cinto de três pontos. Um conselho de Diego é que caso seu carro seja antigo e não possua esse modelo, você precisa trocar o cinto na concessionária. O mesmo serve para cintos curtos, que geralmente são os padrões dos carros novos e devem ser trocados por outros mais longos.

O uso do Isofix no carro ainda não é obrigatório, mas desde 31 de janeiro de 2018, todos os novos modelos fabricados este ano precisam ter o dispositivo de segurança. O objetivo é que em janeiro de 2020, todos os modelos zero quilômetros também tenham.

Modelo ideal

A estrutura dos produtos costuma ser similar, a dica do Diego é que você confira o desempenho do produto nos testes de segurança para poder escolher o melhor para o seu filho.

Também é importante pegar o bebê conforto que atenda suas necessidades, ou seja, se você quer um que também sirva como carrinho, vá atrás desse modelo, e por aí vai. “O ideal é que ele atenda essas três categorias: necessidades de locomoção, uso diário e conforto. Mas é obrigatório que tenha o selo Inmetro, que só existe para produtos comprados no Brasil. Por isso, não compre o bebê conforto ou cadeirinha fora do país”, informou o gerente de marketing.

Viagens

Nós já compartilhamos o caso de uma recém-nascida que, após ficar muito tempo viajando no carro, teve uma convulsão. No final da história ficou tudo bem, mas o episódio serviu de alerta para muitas mães. Então, resolvemos reforçar o assunto: existe tempo limite para viagens de carro com o bebê conforto, sim! “A recomendação é parar de duas em duas horas por 15 minutos e retirar a criança para que ela se movimente”, disse Diego.

Em caso de acidentes

O produto só funciona se estiver instalado da maneira correta. Lembre-se de conferir o manual e seguir as regras básicas para o uso do bebê conforto. “Se usado da maneira certa, ele mantém a criança em uma posição mais protegida e, em caso de um acidente, absorve grande parte do impacto, evitando que esse esforço seja transmitido para o corpo do seu filho”, explicou.

Diego ainda comentou sobre algo que vale ser ressaltado, o impacto lateral em casos de acidentes: “Tem alguns modelos que possuem recursos para trabalhar melhor em caso de batidas laterais no carro embora este quesito ainda não seja obrigatório na norma brasileira”. Quando for ver o desempenho do bebê conforto nos testes de segurança, fique de olho nos resultados relacionados a impacto lateral.

Multa

No Brasil, é obrigatório que a criança seja transportada no bebê conforto ou na cadeirinha, não tem conversa! Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, caso você não siga essa lei, comete uma infração gravíssima, e terá uma multa no valor de R$ 293,47 e retenção do veículo até que isso seja corrigido.

Leia também:

Segurança sempre! Risco de morte de criança sem cadeirinha é de 75% em acidentes

Cadeirinha do carro: 4 erros mais comuns na hora de usar

Fique ligado: multa para quem transporta criança sem cadeirinha aumenta


Palavras-chave
BebêSegurança

Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua