Bebês

Barriga de aluguel: Você consegue amamentar o bebê, sim

A jornada é longa e o tratamento hormonal não é simples

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Kim Kardashian não é a primeira celebridade que contratou uma barriga de aluguel – Sarah Jessica Parker, Tyra Banks, Elizabeth Banks e muitas outras fizeram isso antes dela. Mas ela foi a primeira a publicar via Instagram que gostaria de amamentar esse bebê. Isso deixou muita gente confusa, afinal, se ela não carregou o bebê em sua barriga, como ela conseguiria amamentar a criança?

A resposta é sim. Com paciência e expectativas moderadas, amamentar um bebê que veio de uma barriga de aluguel é totalmente possível, e os benefícios disso são o máximo! Mas não é muito fácil. “Amamentar mesmo se você deu a luz ao bebê é desafiador”, diz Anate Brauer, médica no Hospital Greenwich.

“Depois do parto do bebê, os níveis de estrógeno, progesterona e HPL caem drasticamente, o que na presença de níveis altos de prolactina, estimula a produção de leite”, diz Brauer. “A estimulação dos mamilos também promove a liberação de ocitocina, o que faz com que o músculo que fica em volta dos dutos do seio, que acaba liberando leite.

Induzir a lactação em uma mulher que não está grávida pode ser possível, mas Anate explica que isso requere vários meses de terapia hormonal. “Oito semanas antes do parto nós paramos com os hormônios e começamos a bombear os seios com uma bomba hospitalar. “Esses dispositivos imitam um bebê mamando, o que também induz a produção de prolactina”

Qualquer que seja sua decisão lembre-se de que todo mundo tem uma jornada diferente com seu corpo, por isso é sempre bom consultar um médico e ver como você reage com essas mudanças corporais.

Leia também:
Mães podem tingir o cabelo durante o período de amamentação? Saiba

Posições para amamentação

20 respostas sobre amamentação que toda mãe deve saber