Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Antes da menstruação atrasar, o corpo já começa a dar sinais de que vem aí um bebê. Veja quais são os primeiros e principais sintomas de gravidez, a diferença entre os sinais de gestação de menino e menina, sintomas que ninguém sabe e os que você gostaria que durasse para sempre

Resumo da Notícia

  • O atraso menstrual é um dos sintomas que anunciam uma gravidez - e esses sintomas começam a aparecer muito antes disso
  • Alguns desses sintomas podem, inclusive, ser confundidos com sinais de TPM
  • Veja quais são os sintomas de gravidez depois da fecundação mais e menos prováveis de acontecer, a diferença entre gravidez de menina e menino e muito mais

Antes dos dois risquinhos aparecerem no teste de gravidez e confirmarem a chegada de um novo membro da família, o corpo já começa a dar sinais de que várias mudanças estão prestes a acontecer. É a partir do momento da concepção que os hormônios se alteram para ajudar o organismo da mulher a se adaptar para o desenvolvimento do bebê – e, ainda que muitos dos sintomas de gravidez sejam bem característicos, outros podem passar despercebidos ou serem confundidos até com uma TPM.

-Publicidade-

Independente se você está grávida ou não, o corpo passa a produzir mais progesterona uma semana após a ovulação. Responsável por sintomas como inchaço, sensibilidade mamária e alterações de humor, esse hormônio pode causar uma certa ansiedade para casais que estão planejando e desejando muito uma gravidez – afinal, apenas eles não indicam que um teste positivo está por vir.

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar
O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar (Foto: Getty Images)

Sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação mais e menos prováveis de acontecer

  • Náuseas: de uma hora para a outra seu perfume favorito já não parece servir para você, as refeições deixaram de te causar interesse e o que você sente está mais para repulsa do que vontade de comer? Os tão famosos (e temidos) enjoos são reais e tem muita probabilidade de serem os primeiros sintomas de que você está esperando por um filho.
  • Mudanças nos seios: juntamente do enjoo, as mudanças nos seios também são os sinais que dão as caras bem no início da gestação. Além do nível de sensibilidade aumentar, você pode notar um aumento no tamanho deles e uma mudança de formato e cor dos mamilos – que, inclusive, ficam mais escuros conforme a gravidez avança para ajudar o bebê a mamar.
  • Sangramento de implantação: ainda que possível, esse sintoma já não é tão provável assim quanto os dois anteriores. Esse tipo de escape, na verdade, é inofensivo desde que venha em pouca quantidade. Fique de olho caso o nível de sangramento, isso significa que você precisará de orientação médica.
  • Mudanças de humor: é mais provável você descobrir a gravidez por causa de um atraso na menstruação do que pelas alterações de humor rápidas e intensas. Elas costumam aparecer a partir da sexta semana de gestação, então é improvável que esse seja um indicativo precoce de que você está esperando por um filho.
  • Inchaço, cólicas e constipação: nos estágios iniciais de uma gravidez, o maior culpado para o intestino preso, cólicas e inchaços na região abdominal é um problema gastrointestinal nada relacionado com o desenvolvimento de um bebê no útero.

Sintomas de gravidez de menina e menino

O positivo chegou, e com ele mais uma ansiedade: o sexo do bebê! Existem inúmeras simpatias para ajudar a descobrir se você está esperando uma menina um menino, como a brincadeira de sentar em cima de uma colher ou um garfo escondido ou fazer um pêndulo com um colar em cima da sua mão, mas algumas tradições contam também que o corpo muda de maneira diferente dependendo de quem está sendo gestado.

As crenças, que muitas vezes são contadas por alguém da família, dizem que a grávida que está esperando por uma menina possui estes sintomas:

  • barriga mais alta e arredondada
  • mais acne durante a gestação
  • enjoo muito forte durante a manhã
  • desejo de comer coisas doces
  • xixi mais amarelado
  • bônus: o companheiro ou companheira também ganha peso junto com a grávida
Algumas crenças dizem que existem diferenças entre os sintomas de gravidez de menina e menino
Algumas crenças dizem que existem diferenças entre os sintomas de gravidez de menina e menino (Foto: Getty Images)

Os sintomas de quem está esperando por um menino são:

  • barriga mais pontuda
  • maior ganho de peso
  • pele sem acne
  • pouco enjoo matinal
  • extremidades mais frias
  • xixi com cor menos intensa
  • bônus: o companheiro ou companheira perde peso

Sintomas de gravidez que são estranhos

Todo mundo espera enjoos matinais e desejos engraçados durante a gravidez, mas existem muitos outros sintomas estranhos da gestação que você talvez não conheça. Por não serem tão falados, provavelmente você já teve – ou terá- algum deles sem saber o motivo ou sem entender a relação deles com a gestação. Para acabar com essas dúvidas, conheça algumas condições muito comuns durante a gravidez que você poderá enfrentar nesses meses de espera:

Dor de dente: assim como outras partes do seu corpo, suas gengivas também incham durante a gravidez. Isso acontece devido à alteração dos níveis de progesterona e estrógeno e ao aumento do fluxo sanguíneo. Se você notar sangramento significativo, mesmo quando não estiver escovando, consulte seu dentista. Ele procurará gengivite, inflamação das gengivas e periodontite, uma versão grave que também afeta os ligamentos e ossos e está associada a um maior risco de e baixo peso ao nascer, além de perda dentária, acidente vascular cerebral e outras doenças graves.

Problemas nasais: congestão, nariz sangrando e ronco durante o sono também são sintomas que aparecem durante a gravidez. Isso porque os hormônios também incham o revestimento interior do nariz, o que faz com que a área de circulação de ar diminua. Mas, pode ficar tranquila: todos esses problemas acabam depois do nascimento do bebê.

Crescimento dos pés: o inchaço nas extremidades faz parte da rotina das grávidas. Além dessa retenção de líquido, é possível que o tamanho dos pés aumente e faça com que você precise usar um número maior de calçados – tudo isso por causa do hormônio relaxina, que afrouxa os ligamentos da pelve para permitir que o bebê saia. No entanto, ele pode ter um efeito duradouro nas articulações dos pés, fazendo com que elas se achatem e se tornem mais largas ou mais longas.

Visão embaçada: este é outro efeito colateral da retenção de líquidos no organismo, já que a pressão que existe nos olhos pode aumentar. Apesar disso, esse é o tipo de sintoma que pede um pouco mais de atenção. Caso você comece a notar a vista um pouco mais embaçada, converse com o seu médico para descartar a hipótese de uma pré-eclâmpsia.

Nem todos os sintomas de gravidez são ruins: existem alguns que você com certeza gostaria que durasse para sempre
Nem todos os sintomas de gravidez são ruins: existem alguns que você com certeza gostaria que durasse para sempre (Foto: iStock)

Sintomas de gravidez que você vai desejar que durem para sempre

Sim, tem a parte boa também! Nem só de perrengues vive a grávida e muita coisa legal acontece com o seu corpo durante a gestação. Dá só uma olhada:

  • Cabelo digno de propaganda: sabe aquele monte de produtos que você utiliza para cuidar do cabelo? Os hormônios irão dar um banho e deixar os fios mais lindos do que nunca, tanto em relação ao crescimento quanto fortalecimento deles.
  • Férias da menstruação: para as mulheres que sofrem de cólicas ou até inchaços nesse período, a gravidez irá garantir férias. Mesmo com todas as alterações hormonais e até turbulências desses meses, também será um período livre de TPM.
  • Libido lá em cima: é comum ouvir relatos de que a libido da mulher aumenta nesse período e isso ocorre justamente pelas mudanças hormonais que deixam a região mais sensível. Também há um aumento da espessura da mucosa vaginal, facilitando a penetração. Se você faz parte desse grupo, pode aproveitar o período e sem se preocupar com contraceptivos, afinal, você já está grávida!
  • Unhas mais fortes: assim como o cabelo, as unhas também ficam mais resistentes durante a gestação, devido ao aumento da circulação sanguínea e metabolismo. Os produtos como esmaltes e acetonas podem ser usados para aproveitar essa fase, mas próximo a data prevista do parto, é importante evitar esmaltes escuros, já que uma das formas de acompanhar o desenvolvimento da anestesia na paciente é justamente colocando o monitor nos dedos.
  • Viver a potência de gerar uma vida: Sentir o bebê crescer na barriga é algo único e até difícil de colocar em palavras. As primeiras vezes, com certeza, são marcantes como o primeiro chute, primeira vez que ouve as batidas de coração, mas ao longo dos nove meses a intensificação deles vai tornando ainda mais especial.