Cuidados com os pés do bebê: saiba como limpar e higienizar as unhas do seu filho

Fazer a higiene adequada, escolher o calçado certo e manter o corte das unhas em dia são cuidados indispensáveis para os pés do bebê. Veja algumas dicas de ouro para mantê-los mais saudáveis

Resumo da Notícia

  • Antes mesmo dos primeiros passos, é preciso cuidar dos pés, seja na higiene, corte das unhas e até mesmo na escolha do calçado certo
  • Para que as unhas do bebê não fiquem encravadas e causem desconforto, a dica é cortá-las em linha reta
  • Veja algumas dicas de ouro para mantê-los mais saudáveis

26 ossos, 33 articulações, mais de 100 tendões, músculos e ligamentos, e outras 7 mil terminações nervosas. Ufa! Você já parou para pensar que cada um dos seus pés tem tudo isso? Antes mesmo dos primeiros passos, é preciso cuidar de cada um deles, seja na higiene, corte das unhas e até mesmo na escolha do calçado certo.

-Publicidade-

Investir nos cuidados certos pode evitar que, no futuro, seu filho tenha problemas relacionados a odores e inflamações. Portanto, separamos algumas dicas para colocar em prática desde cedo na rotina da família, olha só:

O cuidado com os pés é superimportante e faz a diferença (Foto: Getty Images)

De olho na higiene

Na hora do banho, higienizar os pés do bebê é uma tarefa superimportante e que deve ser caprichada! Opte sempre por sabonetes com o pH ideal e dermatologicamente testados, assim como os da Granado. Além de limpar com suavidade, deixa a pele macia e perfumada, sem adição de parabenos ou ingredientes de origem animal.

No momento de secar o bebê, não esqueça de passar a toalha entre os dedos dos pés. Isso ajuda a evitar frieiras e também micoses nas unhas, que podem causar desconforto. Vale lembrar ainda que o processo deve ser feito com cuidado e sem esfregar, justamente, para não machucar a pele!

Sabonete de glicerina da Granado (Foto: Divulgação)

O corte certo das unhas

Para que as unhas não fiquem encravadas, a dica é cortá-las em linha reta. Quando o problema acontece, a família pode notar bordas vermelhas ou inchadas, fazendo com que a região fique bastante dolorida. Confira o passo a passo para evitar o problema:

  • Utilize sempre uma tesoura ou cortador de unha de bebê
  • Pressione a parte de baixo do dedo contra a unha para evitar que a pele seja cortada por acidente
  • Com cuidado, utilize uma lixa suave para fazer o acabamento e evitar que o bebê possa se arranhar ou se machucar
  • Dica: faça o processo logo após o banho, pois assim as unhas estão mais moles, facilitando o corte

Hidratação é tudo!

Os recém-nascidos amam receber carinho e é a ciência que comprova isso! De acordo com a Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, o toque entre mãe ou pai e filho pode ajudar no crescimento e desenvolvimento de bebês prematuros. No cuidado com os pés, isso não é diferente!

A hidratação deve ser realizada todos os dias após o banho, sem esquecer dos pés! Principalmente no inverno, é comum a pele ficar mais sensível e descamar. O hidratante auxilia na reposição de água e gordura que a pele costuma perder normalmente, além de aliviar coceiras e vermelhidão.

Hidratante Suave da Granado (Foto: Divulgação)

Disponível nos aromas de camomila, erva-doce, tradicional e lavanda, o hidratante da Granado possui alto poder nutritivo e é enriquecido com manteiga de karité, PCA-NA, óleo de girassol e cera vegetal de candelila. O produto é desenvolvido especialmente para a pele do bebê, deixando-a macia e saudável, com melhor absorção e toque suave. Formulado sem parabenos, corantes ou ingredientes de origem animal.

Nem apertado ou largo demais!

Desde os primeiros calçados do bebê, é importante respeitar a numeração correta. Quando são apertados demais, podem comprometer as unhas, deixando-as encravadas. Apesar de ser necessário que o sapato tenha um espaço para que o pé possa crescer, comprar números grandes demais não proporciona conforto e nem a sustentação adequada.