Bebês

Gases no bebê: veja os alimentos que causam desconforto ao seu filho durante a amamentação

Alguns alimentos têm mais gases do que outros, afetando o sistema gastrointestinal - Parents
Parents
Parents

Publicado em 29/09/2022, às 06h30 - Atualizado às 08h04 por Gabriela Xavier, filha de Priscila e Ivan


Quando os bebês estão sendo amamentados amamentando, recebem diversos nutrientes necessários durante os primeiros meses de vida, criando anticorpos poderosos para combate de doenças, além de estabelecer um vínculo nutritivo com os pais, em especial, com a mãe. No entanto, pode existir um inimigo nesse momento: os gases.

Os bebês podem sofrer com gases se comerem muito rápido ou até mesmo engolirem muito ar enquanto se alimentam. A Pediatra Jennifer Shu, de Atlanta, e coautora do livro ‘Lutas Alimentares’, diz que é possível que alguns dos alimentos indutores de gases que a mãe ingere também possam afetar o bebê de alguma forma.

Caso o leite materno esteja ‘mais gasoso’, Os gases podem aparecer no seu filho dentro de duas horas após a última alimentação. Os sintomas de gases nos bebês podem ser agitação, dificuldade para comer, dormir, ficar se contorcendo e puxar as pernas até o peito, principalmente quando choram. Eles podem estar com uma aparência inchada ou com a barriga dura. E o problema pode ser notado no momento em que você percebe alguns sinais como o arroto ou quando o bebê solta gases.

Alimentos realmente podem causar gases em bebês que estão sendo amamentados?

Mesmo que a maioria dos alimentos não cause problemas gastrointestinais no bebê, alguns em específico podem afetar o sistema digestivo. E como identificar quais são esses alimentos? Essa nem sempre é uma missão fácil. Segundo a Doutora Shu, pode levar de dois a três dias para que os gases saiam completamente do sistema do bebê. “Pense no que você comeu nas últimas 72 horas para ver se consegue identificar um alimento particularmente indutor de gases”, diz ela. Uma dica é anotar o que você come para saber um determinado ‘padrão’ da sua alimentação e comparar com o humor do seu bebê.

Alimentos que podem causar gases em bebês: 

  • Aqueles ricos em fibras, em especial, que contêm farelo;
  • A maioria das frutas – dando um foco para damascos, peras, pêssegos, ameixas e frutas cítricas;
  • Legumes: como brócolis, repolho, alcachofra, aspargo, couve-flor, couve de bruxelas, cebola e alho;
  • Amidos, sendo eles batatas, milho e massas;
  • Produtos lácteos – principalmente aqueles que têm na composição proteína do leite de vaca;
  • Chocolate.

Além dos alimentos, as bebidas podem ter uma parcela de culpa. O café é uma delas, e provavelmente, os amantes dessa bebida podem imaginar que isso afeta o sistema digestivo, isto é, se você perceber a alteração nos gases do seu bebê e achar que o café tem relação com isso, beba ele com moderação.

Outro tipo de bebida que pode afetar nos gases do seu bebê são aquelas gaseificadas. Elas são preenchidas com bolhas de ar que você basicamente, engole. Esse ar ingerido precisa encontrar alguma forma de ser expelido, ou seja, por meio dos gases.

bebê chorando no colo da mãe
Alguns alimentos têm mais gases do que outros, afetando o sistema gastrointestinal (Foto: Parents)

É necessário eliminar alimentos gasosos durante a amamentação?

A pediatra Ari Brown, de Austin e autora do livro ‘Bebê 411’, explica que restringir a dieta e estilo de vida das mães que amamentam é uma das razões do qual as mães param de amamentar. “Eu realmente tento limitar apenas os alimentos se houver uma associação verdadeira e direta com um determinado alimento e uma certa resposta no bebê”.

No entanto, uma dieta mais regrada para as mães que amamentam pode não ser a melhor saída para eliminar os gases do seu filho. A produção do leite materno exige muito do corpo de uma mulher e uma dieta balanceada pode ajudar a repor o que foi perdido. No entanto, será difícil criar uma refeição equilibrada ao tirar os alimentos produtores de gás.

Vale relembrar que não é somente por conta do leite materno que os bebês produzem mais gases. Outros motivos são quando os bebês sugam muito ar na hora da amamentação. Então, mesmo que a mãe mude a dieta, talvez não ajude na questão dos gases do bebê. Existem até alguns casos que as mães comem apenas frango e água e isso não ajuda, inclusive, não é necessário e nem saudável ter dietas extremas.

Como aliviar os gases do seu bebê:

  • Deite o bebê de costas, gire as pernas de forma suave – como se ele estivesse andando de bicicleta – para soltar o gás preso no trato digestivo;
  • Uma boa pega durante a amamentação diminui a quantidade de gases, afinal, o bebê fazendo a pega correta, evita que ele engula muito ar e arrote com maior frequência após as mamadas;
  • Pratique a “tummy time”: uma técnica que consiste em fazer uma leve pressão no abdômen para quebrar as bolhas de gás e ajudar na digestão;
  • Faça massagem na barriga do bebê;
  • Faça consultas com os pediatras e pergunte para eles sobre os gases.

Não esqueça: os gases são comuns em bebês nos primeiros meses de vida, e se eles parecerem algo mais grave, converse com o pediatra do seu bebê sobre o assunto. Sinais como sentir desconforto ou chorar pode significar que o seu filho está sofrendo algo mais sério do que somente gases.


Leia também

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"