Bebês

Muitas doses de proteção

Freepick
Freepick

Publicado em 26/08/2013, às 12h38 - Atualizado em 13/11/2021, às 05h19 por Redação Pais&Filhos


Olhando o calendário de vacinação infantil do Ministério da Saúde, a gente percebe que todas as vacinas exigem um reforço que pode ser de uma ou várias doses, com exceção da BCG. Os reforços são importantes para a complementação da vacina e a eficácia na imunização da criança contra as doenças, mas se você esqueceu de levar seu filho para tomar essas segunda ou terceira doses, não se preocupe. Elas podem ser tomada normalmente, mesmo após alguns dias ou meses ‘de esquecimento’.

(Foto: Freepick)

“Vacina aplicada é vacina válida. As outras doses complementam. Claro que não é bom atrasar, pois a criança fica mais vulnerável. Se há atraso em uma dose, o esquema vai terminar mais tarde. Então, se você atrasa a segunda, a terceira vai ser dada mais para frente e assim por diante”, explica o médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, Ricardo Cunha, pai de Renata e Marina.

Confira as datas de vacinação no Brasil
Confira as datas de vacinação no Brasil (Foto: reprodução/Ministério da Saúde)

Por que o reforço?

A criança tem o sistema imunológico incompleto até os dois anos, daí a importância dos reforços da vacina, especialmente durante o primeiro ano de vida. Outra causa para as doses extras é que a mãe, durante a gravidez e a amamentação, transfere para o filho muitos anticorpos que, mais tarde, irão exigir as doses de reforço. Em crianças pequenas até os 6 meses de vida, só existe uma vacina de dose única, que é a BCG, contra formas graves de tuberculose, pois esta age com um mecanismo de defesa diferente de todas as outras, que é pela imunidade celular (bom, este é um termo médico que, resumidamente, significa a transferência de células, em vez de anticorpos, pela vacina para criar resistência do corpo a certos micro-organismos estranhos, os antígenos).

Todas as outras vacinas funcionam em doses múltiplas. Elas consistem em uma solução de micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos) de um agente causador de doença (bactéria ou vírus), injetados no indivíduo para estimular a produção dos anticorpos que irão protegê-lo.

Quando a criança tem mais de dois anos (e para nós adultos, claro) as vacinas já não exigem muitas doses, resumindo-se em doses únicas (e, muitas vezes, combinadas, tipo “três em uma”). Isso acontece porque nosso sistema imunológico já está pronto. Um bom exemplo é a vacina pneumocócica conjugada – para bebês, ela é dada em muitas doses e, depois de um tempo, faz-se um reforço. Se a criança a toma com mais de 4 anos, ela será dada em dose única.Saiba tudo sobre as vacinas da caderneta em nosso Guia de Vacinação.

Portanto, a exigência dos reforços é, basicamente, por causa do sistema imunológico incompleto dos bebês e, apesar de complementares, são necessários.


Palavras-chave
Exames e vacinas

Leia também

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Mãe faz penteado maluco insipirado no trolls - Reprodução/ Instagram

Criança

Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Arthur Aguiar e Jheny Santucci estão esperando o primeiro filho juntos, depois de terminarem o namoro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Namorada de Arthur Aguiar chora ao desabafar sobre problema com o filho recém-nascido

Mãe descobre que filha estava deixando bilhetes com pedidos à faxineira (Fotos: reprodução TikTok)

Família

Mãe conta que descobriu que filha de 6 anos estava deixando recados para faxineira e viraliza

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!