Bebês

Quer saber quando seu bebê vai sorrir pela primeira vez? A gente te conta

Eles começam a sorrir para vida desde muito cedo! Saiba quando!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

smiling-newborn-baby-in-white-hat-picture-id159449979

(Foto: iStock)

Acredite: seu bebê provavelmente estava sorrindo muito antes de nascer. Isso porque eles  podem sorrir muito cedo na vida, mesmo no útero, diz o pediatra Mark Gettleman. Esses primeiros sorrisos não são intencionais – ou em resposta a nada – tratam-se, apenas, de reflexos, semelhantes aos movimentos bruscos do braço e das pernas.

Tipos de desenvolvimento: social, visual e emocional
O primeiro sorriso real do bebê diz muito sobre o seu desenvolvimento. É um sinal de que sua visão melhorou e ele é capaz de reconhecer seu rosto. Seu cérebro e sistema nervoso amadureceram o suficiente para eliminar os “sorrisos reflexos” e agora ele está ciente de que sorrir é uma maneira de ele se conectar com os outros. Ele também está começando a perceber que seus sentimentos são importantes e têm um efeito direto sobre as pessoas ao seu redor. Ele vai sorrir para expressar prazer, excitação e felicidade. Considere o seu modo de dizer: “Ei mãe, você está fazendo um bom trabalho!”

Sorriso de reflexo X Sorriso real
O reflexo de sorrir do seu bebê desaparecerá quando ele tiver em torno dos 2 meses. Você pode perceber a diferença entre um sorriso de reflexo e real pelo tempo e duração. Geralmente, os reflexos tendem a ser mais curtos e ocorrem aleatoriamente, quando o bebê está dormindo ou cansado. Já os reais ocorrem em resposta a algo, como ver o rosto da mãe ou ouvir a voz do irmão, e eles são consistentes.

Se você ainda está esperando por esse momento, há algumas coisas que você pode fazer para encorajá-lo a sorrir. Fale com ele frequentemente, faça contato visual e sorria para ele durante o dia. Pode ser “boba” também, mas sem exagerar! Faça caretas engraçadas, imite sons e faça brincadeiras. Uma vez que seu bebê sorrir, ele fará isso de novo e de novo. Você será o motivo principal da maioria dos sorrisos do seu filho.

Coisas que devem ser observadas
Embora você provavelmente esteja ansiosa para ver o sorriso dele, a falta de sorrisos iniciais não significa necessariamente que ele esteja infeliz ou que algo esteja errado. Os bebês atingirão esse marco em momentos diferentes, e alguns podem precisar de algumas semanas extras. Mas se o seu bebê não estiver sorrindo por volta dos 3 meses, mencione isso ao seu pediatra.

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não