Parto: a importância da Doula

O apoio físico e emocional desta profissional durante o trabalho de parto

Diante de todas as emoções, dificuldades e a importância do nascimento do seu bebê na sua vida, as doulas são profissionais que dão suporte físico e principalmente emocional para a mulher que opta por ter um parto normal, sendo um elemento fundamental em sua equipe médica caso você necessite de tranquilidade e conforto físico durante as longas horas de parto.

Elas não são parteiras ou enfermeiras, e a profissão não é tão nova quanto parece, apesar de ter se popularizado há pouco tempo. Estudos comprovam que a atuação da doula durante o parto normal é completamente benéfica para a mãe, o bebê e também para equipe médica.

As doulas não podem fazer qualquer intervenção médica ou farmacológica durante o trabalho de parto, pois sua formação é feita a partir de cursos específicos desta área ou pela própria experiência pessoal com o parto. Existem doulas que atuam no pré-parto, durante o parto e no prós-parto, tudo depende da formação e das orientações médicas previamente estabelecidas.

Neste vídeo, o Dr. Igor explica qual é a importância das doulas na equipe médica da gestante e porque a atuação desta profissional é tão conflituosa dentro dos hospitais.

Leia também:

O papel da enfermeira obstetra na gravidez

4 profissionais que você deve visitar durante o pré-natal

Entenda porque o psicólogo é fundamental durante a gravidez